Boa tarde amigos em solidariedade aos amigos que fiz no Rio de Janeiro,enviei este email aos nossos Nobres DEP. FED., pois por mais alto controle que tenham nossos trabalhadores da Segurança Pública Brasileira, não há ser humano que resista a tanto descaso, afinal de contas desde o dia 17 de Abril de 2010 eles estão tentando serem recebidos pelo seu Governador, o qual nem contra proposta fez conforme a mídia noticiou.
Boa tarde, espero que os nobres DEP. FED. em seu exercício de mandato, comecem tomar alguma providência para dar Diginidade,Valorização e Reconhecimento aos nossos trabalhadores da Segurança Pública Brasileira,pois o ocorrido já repercute fora de nosso País, deixem de protelação com o argumento de que precisam fazer muitos estudos para pagar a PEC 300, esta já está parada aí há anos,já houve tempo de estudar e reestudar; quando o interesse é em benefício dos Parlamentares em menos de 10 MINUTOS é aprovado, mesmo quando toda sociedade brasileira é afrontada.
sábado, 4 de junho de 2011
Boa tarde, espero que os nobres DEP. FED. em seu exercício de mandato, comecem tomar alguma providência para dar Diginidade,Valorização e Reconhecimento aos nossos trabalhadores da Segurança Pública Brasileira,pois o ocorrido já repercute fora de nosso País, deixem de protelação com o argumento de que precisam fazer muitos estudos para pagar a PEC 300, esta já está parada aí há anos,já houve tempo de estudar e reestudar; quando o interesse é em benefício dos Parlamentares em menos de 10 MINUTOS é aprovado, mesmo quando toda sociedade brasileira é afrontada.
"Se cada um for invencível, não haverá problemas sem solução. Quando tivermos este espírito, o nosso potencial aumentará ainda mais e nenhum objetivo ficará sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução, todos os sofrimentos serão transformados em felicidade." (Daisaku Ikeda). PRÓXIMO PASSO: AGRUPEM! TODOS NA ALERJ! IMEDIATAMENTE! LEVANTEM O ACAMPAMENTO PELA DIGNIDADE DO BOMBEIRO MILITAR! ANISTIA AOS 439 PRESOS! DENUNCIEM: VIVEMOS SOB UM REGIME DITATORIAL NO RJ!
sábado, 4 de junho de 2011
O CBMERJ PAROU, SE INFORME! DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! O MOVIMENTO NÃO PAROU E NEM VAI PARAR! NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS! MATARAM A FILHA DE UM BOMBEIRO, A ESPOSA DELE ABORTOU. A MÃE DE UM BM AO SABER QUE ELE ESTAVA PRESO FALECEU...
"Tudo que o mal precisa é que apenas alguns homens bons, deixem de fazer o que deveriam. Nunca desistam de seus ideais." Prendeu um, prendeu todo mundo!
ATENÇÃO, TODOS, TODOS, TODOS QUE SE CONSIDERAM BOMBEIROS MILITARES!
TRAGAM barracas, roupas de cama, água, comida, materias de higiene pessoal, DETERMINAÇÃO, FORCA, CORAGEM, FÉ!
NÃO SE ACOVARDEM, A HORA É ESSA! QUEM É É, QUEM NÃO É NÃO SE MISTURA! QUEM NÃO ESTIVER JUNTO (JÁ QUE JUNTOS SOMOS FORTES), NÃO É, NEM NUNCA FOI BOMBEIRO... AGORA É A HORA DE UM SALVAMENTO DE VERDADE!
CORRIGINDO A FALA INFELIZ DO EXMO. SR. GOVERNADO SÉRGIO CABRAL FILHO, QUE INFORMOU QUE DENTRO DO CRONOGRAMA GANHAREMOS NO FINAL DO ANO O PISO DE R$ 2.000,00 , ELE ESQUECEU DE DIZER QUE ANO... O ANO É 2014... E QUANDO CHEGAR LÁ, ESTAREMOS GANHANDO 1/3 DO QUE É PAGO EM SERGIPE HOJE... VERGONHOSO!
LIGUEM PARA TODOS OS QUARTÉIS E AVISEM: TELEFONES, CLIQUE AQUI!
INDEPENDENTE DE SIGLAS, TODAS AS REPRESENTAÇÕES DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, MOVIMENTO ESTUDANTIL (UNE, UBES, AMES, DCE'S, GRÊMIOS...), SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, TODOS REPRESENTANTES DE CLASSES COM HISTÓRIA DE LUTA NAS RUAS DO CENTRO DO RIO, DEVEM COMPARECER IMPRERIVELMETE AO SINDISPREV, SEGUNDA FEIRA, ÀS 17H. RUA JOAQUIM SILVA, LAPA. ABAIXO A DITADURA! REPASSEM A MENSAGEM!
OS BOMBEIROS MILITARES QUE FORAM PRESOS ATÉ AGORA NÃO RECEBERAM NENHUMA ALIMENTAÇÃO, SÓ ÁGUA, NÃO TEM CAMA PARA NINGUÉM (SÓ O CHÃO DURO E FRIO), NEM SEQUER BANHO PODEM TOMAR, NEM BANHEIRO EM CONDIÇÕES DE USO, NEM COBERTOR. ANISTIA GERAL, ONU, DIREITOS HUMANOS... COBREM DELES! BANDIDOS NÃO SÃO TRATADOS ASSIM, MORADORES DE RUA ATÉ GANHAM SOPA, ANIMAIS DE RUA RECEBEM COMIDA... E NÓS? SALVAMOS VIDAS, E DESSA VEZ ESTAMOS TENTANDO SALVAR AS NOSSAS!
A Convenção de Genebra Relativa ao Tratamento dos Prisioneiros de Guerra de 12 de Agosto de 1949, diz que:
"A Potência detentora fornecerá aos prisioneiros de guerra evacuados água potável e alimentação suficiente, assim como fatos e os cuidados médicos necessários;"
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
CONVOCAÇÃO GERALEM APOIO AOS 439 MILITARES PRESOS, QUE ESTÃO SENDO TRATADOS COMO BANDIDOS, E RESPOSTA AO SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL QUE INSISTE EM DIZER QUE A LUTA PELA NOSSA DIGNIDADE SALARIAL É FATO ISOLADO DE APENAS UM PEQUENO GRUPO, CONVOCAMOS A TODOS OS CHEFES DE FAMÍLIAS, BOMBEIROS MILITARES DE CORPO E ALMA QUE APARTIR DE HOJE, E ATÉ SEGUNDA ORDEM, PAREM TODO O SERVIÇO DO CBMERJ; TODO MESMO, MANTENDO APENAS OS ESSENCIAIS (AMBULÂNCIAS).
ESTE É O APELO DE SOCORRO QUE CLAMAMOS A TODOS.
CHEGA DE COVARDIAS! CHEGA DE DITADURA!
SOMOS CHEFES DE FAMÍLIA, HERÓIS E NÃO BANDIDOS. SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COM DIGNIDADE!
(ROMANOS 12, 14-21) JUNTOS SOMOS FORTES, mas com DEUS, com DEUS SOMOS IMBATÍVEIS, podem ter certeza absoluta disso!
SEJAM FORTES E CORAJOSOS, NÃO DEVEMOS TEMER O HOMEM. SÓ DEVEMOS TEMER A DEUS, E ELE ESTÁ NO CONTROLE.
Ontem o Brasil ficou chocado com o confronto que aconteceu entre o Corpo de Bombeiros e o Bope (Batalhão de Operações Especais) no Rio de Janeiro; Por mais surpreendente que possa parecer, esta prática é uma estratégia comum dos Governos estaduais para conter alguma discordância da tropa com suas ordens, a exemplo do que aconteceu em Pernambuco (Greve de 2002) quando a CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga) quando esta Tropa TAMBÉM agiu em favor do Governo em revelia da tropa.
O Fato ocorrido foi uma ação dos Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que invadiram por volta das 6h10 deste sábado o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio, onde ao menos 500 bombeiros realizavam um protesto por melhores condições de trabalho e aumento salarial, segundo informações da Globo News. Os militares utilizaram bomba de efeito moral e de gás lacrimogêneo durante a ação. Ainda não há informações de feridos. A Desculpa: ..."os manifestantes serão presos por "invadir órgão público, agredir um coronel e desrespeitar o regulamento de conduta dos militares"... (Folha.com), - O que não poderia se falar de outra forma, pois a População precisa de JUSTIFICTIVAS para os EXCESSOS de um Governo Ditador.
Embora o mérito aqui não seja o heroísmo dos Bombeiros, nem a perícia do BOPE, mesmo assim, podemos ressaltar que o ato acontecido ontem arranhou a imagem de duas tropas que são consideradas referências de segurança pública, o que coloca mais ainda em cheque a atuação do Governo na preservação da imagem de seu efetivo policial/bombeiro;
Dois Heróis numa arena. Assim podemos resumir o que aconteceu ontem. Mercenarismo? É óbvio que houve! Não por parte dos Bombeiros, pois o Mercenário não solicita melhores salários, simplesmente cumpre sua missão por TROCADOS que lhe pagam para executarem seu serviço sujo;
Embora nunca nutrimos nenhuma antipatia pelo BOPE, pelo contrário, esta tropa tem sido um espelho da Polícia Brasileira, tanto para a população nacional quanto a internacional, refletindo que, embora o Polícia Brasileira Ganhe Mal, seja péssimamente equipada e seus policiais muitas vezes precisem morar em favelas, mesmo assim, é possível que o tino profissional fale mais alto e supere toda negligencia pública, governamental e midiática, fazendo assim existir PROFISSIONAIS de qualidade m meo a corrupção;
Não estamos mudando de discurso! Reconhecemos o valor do BOPE, CIOE, CIOSAC, GOE e outras tropas Especiais que existem no País, entretanto, estamos afirmando que, quando estas tropas e companhias voltam-se contra a Corporação, que muitas vezes as reevindicações feitas, beneficiam diretamente estes policiais que SÃO PAGOS para defender o Governo da Polícia.
São Mercenários? se existe outro nome para isto, gostaria que alguém sugerisse! Agiram, e Agirão como, todas as vezes que, em troca da GRATIFICAÇÃO que recebem para serem ESPECIAIS, se colacarem contra os COMPANHEIROS, Pois isto diferencia um soldado de um mercenário! Um trabalha por um Salário, o outro trabalha por um CALA-TE BOCA!
Vergonha! O Estado manter Mercenários para servir de repressão para a tropa que compõe a segurança Pública e a Defesa Civil do Estado! Vergonha! os Policiais Militares do Batlhão de CHOQUE se oporem a uma manifestação pacífica e agir como agem com manifestantes sem causa, desconsiderando que os Bombeiros atuam em harmonia com as atribuições dos Policiais Militares, que também SÃO POLICIAIS, e que atuam para salvar a vida de seus familiares ou até a do Policial que lhe reprimiu.
APLAUSOS para a perícia dos Policiais do BOPE, por terem agido em conformidade com a imposição do governo sobre sua atuação, que os constituem neste smomentos como MERCENÁRIOS, TROPA PAGA PARA FAZEREM O QUE O CHEFINHO MANDOU! sem considerar Companheirosmo, Paridade e Ombridade, trocando valores éticos por algumas notas há mais, que não paga nem o suor que excretam para assaltarem a esperança de seus algoses, e trair seus admiradores, criando uma esfera de dúvidas e desconfiança sobre o quanto podemos confiar nesta tropa, que TRABALHA COM A GRATIFICAÇÃO, e não NÃSO COM A CORPORAÇÃO.
ATENÇÃO, TODOS, TODOS, TODOS QUE SE CONSIDERAM BOMBEIROS MILITARES!
O CBMERJ PAROU! TODOS SERVIÇOS PARARAM,
SÓ AS AMBULÂNCIAS NAS RUAS! ATENÇÃO BOMBEIROS, POLICIAIS, FAMILIARES E AMIGOS: DIRIJAM-SE IMEDIATAMENTE PARA ALERJ!
DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! DIVERSOS QUARTÉIS DA CAPITAL E DO INTERIOR JÁ SE ENCONTRAM PARALISADOS, ATÉ NOSSOS COMPANHEIROS SEREM ANISTIADOS!
O LEÃO INDOMÁVEL ACORDOU DO SONHO, E NÃO PARA DE RUGIR, E NÃO VAI PARAR TÃO CEDO!/
A POPULAÇÃO ESTÁ CONVOCADA, DEVEM ESTENDER CAMISAS, LENÇÓIS, PANOS VERMELHOS NAS JANELAS DE SUAS CASAS!
SÓ AS AMBULÂNCIAS NAS RUAS! ATENÇÃO BOMBEIROS, POLICIAIS, FAMILIARES E AMIGOS: DIRIJAM-SE IMEDIATAMENTE PARA ALERJ!
DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! DIVERSOS QUARTÉIS DA CAPITAL E DO INTERIOR JÁ SE ENCONTRAM PARALISADOS, ATÉ NOSSOS COMPANHEIROS SEREM ANISTIADOS!
O LEÃO INDOMÁVEL ACORDOU DO SONHO, E NÃO PARA DE RUGIR, E NÃO VAI PARAR TÃO CEDO!/
A POPULAÇÃO ESTÁ CONVOCADA, DEVEM ESTENDER CAMISAS, LENÇÓIS, PANOS VERMELHOS NAS JANELAS DE SUAS CASAS!
Estamos e continuaremos aqui acampados te aguardando! |
NÃO SE ACOVARDEM, A HORA É ESSA! QUEM É É, QUEM NÃO É NÃO SE MISTURA! QUEM NÃO ESTIVER JUNTO (JÁ QUE JUNTOS SOMOS FORTES), NÃO É, NEM NUNCA FOI BOMBEIRO... AGORA É A HORA DE UM SALVAMENTO DE VERDADE!
CORRIGINDO A FALA INFELIZ DO EXMO. SR. GOVERNADO SÉRGIO CABRAL FILHO, QUE INFORMOU QUE DENTRO DO CRONOGRAMA GANHAREMOS NO FINAL DO ANO O PISO DE R$ 2.000,00 , ELE ESQUECEU DE DIZER QUE ANO... O ANO É 2014... E QUANDO CHEGAR LÁ, ESTAREMOS GANHANDO 1/3 DO QUE É PAGO EM SERGIPE HOJE... VERGONHOSO!
LIGUEM PARA TODOS OS QUARTÉIS E AVISEM: TELEFONES, CLIQUE AQUI!
INDEPENDENTE DE SIGLAS, TODAS AS REPRESENTAÇÕES DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, MOVIMENTO ESTUDANTIL (UNE, UBES, AMES, DCE'S, GRÊMIOS...), SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, TODOS REPRESENTANTES DE CLASSES COM HISTÓRIA DE LUTA NAS RUAS DO CENTRO DO RIO, DEVEM COMPARECER IMPRERIVELMETE AO SINDISPREV, SEGUNDA FEIRA, ÀS 17H. RUA JOAQUIM SILVA, LAPA. ABAIXO A DITADURA! REPASSEM A MENSAGEM!
OS BOMBEIROS MILITARES QUE FORAM PRESOS ATÉ AGORA NÃO RECEBERAM NENHUMA ALIMENTAÇÃO, SÓ ÁGUA, NÃO TEM CAMA PARA NINGUÉM (SÓ O CHÃO DURO E FRIO), NEM SEQUER BANHO PODEM TOMAR, NEM BANHEIRO EM CONDIÇÕES DE USO, NEM COBERTOR. ANISTIA GERAL, ONU, DIREITOS HUMANOS... COBREM DELES! BANDIDOS NÃO SÃO TRATADOS ASSIM, MORADORES DE RUA ATÉ GANHAM SOPA, ANIMAIS DE RUA RECEBEM COMIDA... E NÓS? SALVAMOS VIDAS, E DESSA VEZ ESTAMOS TENTANDO SALVAR AS NOSSAS!
A Convenção de Genebra Relativa ao Tratamento dos Prisioneiros de Guerra de 12 de Agosto de 1949, diz que:
"A Potência detentora fornecerá aos prisioneiros de guerra evacuados água potável e alimentação suficiente, assim como fatos e os cuidados médicos necessários;"
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
CONVOCAÇÃO GERALEM APOIO AOS 439 MILITARES PRESOS, QUE ESTÃO SENDO TRATADOS COMO BANDIDOS, E RESPOSTA AO SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL QUE INSISTE EM DIZER QUE A LUTA PELA NOSSA DIGNIDADE SALARIAL É FATO ISOLADO DE APENAS UM PEQUENO GRUPO, CONVOCAMOS A TODOS OS CHEFES DE FAMÍLIAS, BOMBEIROS MILITARES DE CORPO E ALMA QUE APARTIR DE HOJE, E ATÉ SEGUNDA ORDEM, PAREM TODO O SERVIÇO DO CBMERJ; TODO MESMO, MANTENDO APENAS OS ESSENCIAIS (AMBULÂNCIAS).
ESTE É O APELO DE SOCORRO QUE CLAMAMOS A TODOS.
CHEGA DE COVARDIAS! CHEGA DE DITADURA!
SOMOS CHEFES DE FAMÍLIA, HERÓIS E NÃO BANDIDOS. SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COM DIGNIDADE!
LEMBREM SEMPRE:
JUNTOS SOMOS FORTES!
NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS!
DEUS ESTÁ NO CONTROLE! OREM, OREM, OREM!
JUNTOS SOMOS FORTES!
NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS!
DEUS ESTÁ NO CONTROLE! OREM, OREM, OREM!
"Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."(ROMANOS 12, 14-21) JUNTOS SOMOS FORTES, mas com DEUS, com DEUS SOMOS IMBATÍVEIS, podem ter certeza absoluta disso!
SEJAM FORTES E CORAJOSOS, NÃO DEVEMOS TEMER O HOMEM. SÓ DEVEMOS TEMER A DEUS, E ELE ESTÁ NO CONTROLE.
O QUE HÁ DE ERRADO EM PEDIR DIGNIDADE?
SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:
01º - Brasília - R$ 4.129.73
02º - Sergipe – R$ 3.012.00
03º - Goiás – R$ 2.722.00
04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00
05º – São Paulo – R$ 2.170.00
06º – Paraná – R$ 2.128,00 1
07º - Amapá – R$ 2.070.00
08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00
09º - Maranhão– R$ 2.037.39
10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00
11º - Alagoas - R$ 1.818.56
12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00
13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14
14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00
15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00
16º - Tocantins – R$ 1.572.00
17º - Amazonas – R$ 1.546.00
18º - Ceará – R$ 1.529,00
19º - Roraima – R$ 1.526.91
20º - Piauí – R$ 1.372.00
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00
22º - Acre – R$ 1.299.81
23º - Paraíba – R$ 1.297.88
24º - Rondônia – R$ 1.251.00
25º - Pará – R$ 1.215,00
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00
27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)
O RIO DE JANEIRO É O ESTADO QUE MAIS RECEBE INVESTIMENTOS NO BRASIL, E O 2º QUE MAIS ARRECADA IMPOSTOS. PRETENDE, REPETINDO, PRETENDE SEDEAR O ROCK IN RIO, OLÍMPIADAS MILITARES, COPA DO MUNDO (2014) E OLIMPÍADA (2016).
HÁ ALGO DE ERRADO E PODRE NO REINADO DO DITADOR,
EXMO. SR. GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL FILHO.
SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:
01º - Brasília - R$ 4.129.73
02º - Sergipe – R$ 3.012.00
03º - Goiás – R$ 2.722.00
04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00
05º – São Paulo – R$ 2.170.00
06º – Paraná – R$ 2.128,00 1
07º - Amapá – R$ 2.070.00
08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00
09º - Maranhão– R$ 2.037.39
10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00
11º - Alagoas - R$ 1.818.56
12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00
13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14
14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00
15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00
16º - Tocantins – R$ 1.572.00
17º - Amazonas – R$ 1.546.00
18º - Ceará – R$ 1.529,00
19º - Roraima – R$ 1.526.91
20º - Piauí – R$ 1.372.00
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00
22º - Acre – R$ 1.299.81
23º - Paraíba – R$ 1.297.88
24º - Rondônia – R$ 1.251.00
25º - Pará – R$ 1.215,00
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00
27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)
O RIO DE JANEIRO É O ESTADO QUE MAIS RECEBE INVESTIMENTOS NO BRASIL, E O 2º QUE MAIS ARRECADA IMPOSTOS. PRETENDE, REPETINDO, PRETENDE SEDEAR O ROCK IN RIO, OLÍMPIADAS MILITARES, COPA DO MUNDO (2014) E OLIMPÍADA (2016).
HÁ ALGO DE ERRADO E PODRE NO REINADO DO DITADOR,
EXMO. SR. GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL FILHO.
P.S.: Senadores Marcelo Crivella e Lindberg Farias, ficamos esperando os senhores aparecerem no dia 3 na ALERJ, como foi prometido, os senhores estão na falta. Ainda esperamos uma sinalização de apoio dos senhores, ainda mais agora. Será possível honrarem a palavra de vocês?
P.S.2: Atenção PMERJ, não estamos, nem nunca estaremos contra os senhores. SOMOS CORPORAÇÕES CO-IRMÃS e centenárias. Estamos lutando, por nós e por vocês, por lei melhorias para um, são melhorias para todos. Companheiros, ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE! Crianças ficaram intoxicadas, internadas, por conta das bombas... Uma mulher abortou, a mãe de um BM faleceu por receber a notícia da prisão. Viaturas no Quartel Central estão com marcas de bala de fuzil, cápsulas de fuzil foram encontradas por toda parte! E POR AÍ VAI...
P.S.3: Convocamos e aguardamos também o Reverendíssimo Senhor Arcebispo Dom Orani João Tempesta, ou qualquer outro representante da Arquidiocese, para presidir um ato ecumênico, que seria realizado dia 3 em frente da ALERJ. A Cúria (órgão da Igreja Católica) já nos tinha demonstrado apoio, mas infelizmente, não sabemos o motivo, não se fez presente ontem. Aguardamos alguma atitude. Afinal, SOMOS HERÓIS (reconhecidos mundialmente) e não bandidos.
P.S.2: Atenção PMERJ, não estamos, nem nunca estaremos contra os senhores. SOMOS CORPORAÇÕES CO-IRMÃS e centenárias. Estamos lutando, por nós e por vocês, por lei melhorias para um, são melhorias para todos. Companheiros, ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE! Crianças ficaram intoxicadas, internadas, por conta das bombas... Uma mulher abortou, a mãe de um BM faleceu por receber a notícia da prisão. Viaturas no Quartel Central estão com marcas de bala de fuzil, cápsulas de fuzil foram encontradas por toda parte! E POR AÍ VAI...
P.S.3: Convocamos e aguardamos também o Reverendíssimo Senhor Arcebispo Dom Orani João Tempesta, ou qualquer outro representante da Arquidiocese, para presidir um ato ecumênico, que seria realizado dia 3 em frente da ALERJ. A Cúria (órgão da Igreja Católica) já nos tinha demonstrado apoio, mas infelizmente, não sabemos o motivo, não se fez presente ontem. Aguardamos alguma atitude. Afinal, SOMOS HERÓIS (reconhecidos mundialmente) e não bandidos.
Se cada um for invencível, não haverá problemas sem solução. Quando tivermos este espírito, o nosso potencial aumentará ainda mais e nenhum objetivo ficará sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução, todos os sofrimentos serão transformados em felicidade. (Daisaku Ikeda).
SOMOS BOMBEIROS E EXIGIMOS RESPEITO!
- EXIGIMOS HORA-EXTRA para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS SOLDO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS RIOCARD para TODOS os Militares Estaduais (a PM já recebe... e o respeito ao BM, cadê?)!
- EXIGIMOS RESPEITO ao Art. 144 da Constituição Federal!
JUNTOS SOMOS FORTES!
DIGNIDADE: É atributo, qualidade da pessoa humana, tão importante que a Constituição brasileira elege, no inciso III do artigo 1º, como um dos fundamentos da República. Com isso, o Direito, isto é, o conjunto de normas que possibilitam certa organização da vida em sociedade, reconhece a dignidade do homem como valor imprescindível, que deve ser preservado e estimulado. A dignidade pode ser observada sob dois pontos de vista: subjetivo e objetivo. Do ponto de vista subjetivo, ela é o sentimento do homem sobre si mesmo, que lhe possibilita consciência sobre o existir no próprio espaço e em seu próprio tempo. Do ponto de vista objetivo, a dignidade é o respeito da comunidade pelo sujeito, a compreensão de seu valor intrínseco, com reconhecimento de suas características e peculiaridades. A dignidade está relacionada à autonomia do homem, à racionalidade de sua existência livre. No imperativo categórico, formulado pelo filósofo Immanuel Kant para dar sentido à ação humana, está implícita a dignidade, extraída da autodeterminação e do livre arbítrio. Encontra-se, em Kant, quando elaborado o imperativo categórigo relacionamento entre dignidade e comportamento ético. Kant afirmou:”Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza” E mais: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. E principalmente: “Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio” (esse, segundo Kant, é o imperativo prático). O imperativo categórico de Kant pressupõe liberdade e autonomia, pois o conhecimento e a sensação, do ser humano, de ser único, nada mais é que a dignidade, que permanece em um mundo permeado de valores relativos que se alternam e modificam no decorrer da História. O homem é, sempre, fim. Ao estabelecer o imperativo categórico, Kant assumiu que o valor positivo da pessoa estende-se a toda a comunidade. Por isso é categórico. Assim, a dignidade deixa de ser atributo individual e interno da pessoa para alcançar a comunidade, devendo ser, por ela, protegida. A todos interessa, portanto, proteger e garantir a dignidade de cada um. A dignidade é atributo fundamental para a estrutura social e normativa criada para conquista e preservação dos direitos humanos. Está no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948): “CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo...”. A dignidadade, como atributo individual aplicado a todos os homens, categoricamente, como diria Kant, sustenta a liberdade em todos os seus aspectos e enfoques, conduzindo a comunidade à concretização do direito à saúde, à educação, ao lazer e a tudo o que pode promover a felicidade e a justiça.
- EXIGIMOS SOLDO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS RIOCARD para TODOS os Militares Estaduais (a PM já recebe... e o respeito ao BM, cadê?)!
- EXIGIMOS RESPEITO ao Art. 144 da Constituição Federal!
JUNTOS SOMOS FORTES!
DIGNIDADE: É atributo, qualidade da pessoa humana, tão importante que a Constituição brasileira elege, no inciso III do artigo 1º, como um dos fundamentos da República. Com isso, o Direito, isto é, o conjunto de normas que possibilitam certa organização da vida em sociedade, reconhece a dignidade do homem como valor imprescindível, que deve ser preservado e estimulado. A dignidade pode ser observada sob dois pontos de vista: subjetivo e objetivo. Do ponto de vista subjetivo, ela é o sentimento do homem sobre si mesmo, que lhe possibilita consciência sobre o existir no próprio espaço e em seu próprio tempo. Do ponto de vista objetivo, a dignidade é o respeito da comunidade pelo sujeito, a compreensão de seu valor intrínseco, com reconhecimento de suas características e peculiaridades. A dignidade está relacionada à autonomia do homem, à racionalidade de sua existência livre. No imperativo categórico, formulado pelo filósofo Immanuel Kant para dar sentido à ação humana, está implícita a dignidade, extraída da autodeterminação e do livre arbítrio. Encontra-se, em Kant, quando elaborado o imperativo categórigo relacionamento entre dignidade e comportamento ético. Kant afirmou:”Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza” E mais: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. E principalmente: “Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio” (esse, segundo Kant, é o imperativo prático). O imperativo categórico de Kant pressupõe liberdade e autonomia, pois o conhecimento e a sensação, do ser humano, de ser único, nada mais é que a dignidade, que permanece em um mundo permeado de valores relativos que se alternam e modificam no decorrer da História. O homem é, sempre, fim. Ao estabelecer o imperativo categórico, Kant assumiu que o valor positivo da pessoa estende-se a toda a comunidade. Por isso é categórico. Assim, a dignidade deixa de ser atributo individual e interno da pessoa para alcançar a comunidade, devendo ser, por ela, protegida. A todos interessa, portanto, proteger e garantir a dignidade de cada um. A dignidade é atributo fundamental para a estrutura social e normativa criada para conquista e preservação dos direitos humanos. Está no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948): “CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo...”. A dignidadade, como atributo individual aplicado a todos os homens, categoricamente, como diria Kant, sustenta a liberdade em todos os seus aspectos e enfoques, conduzindo a comunidade à concretização do direito à saúde, à educação, ao lazer e a tudo o que pode promover a felicidade e a justiça.
| |
domingo, 5 de junho de 2011
Imagem |
Ontem o Brasil ficou chocado com o confronto que aconteceu entre o Corpo de Bombeiros e o Bope (Batalhão de Operações Especais) no Rio de Janeiro; Por mais surpreendente que possa parecer, esta prática é uma estratégia comum dos Governos estaduais para conter alguma discordância da tropa com suas ordens, a exemplo do que aconteceu em Pernambuco (Greve de 2002) quando a CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga) quando esta Tropa TAMBÉM agiu em favor do Governo em revelia da tropa.
O Fato ocorrido foi uma ação dos Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que invadiram por volta das 6h10 deste sábado o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio, onde ao menos 500 bombeiros realizavam um protesto por melhores condições de trabalho e aumento salarial, segundo informações da Globo News. Os militares utilizaram bomba de efeito moral e de gás lacrimogêneo durante a ação. Ainda não há informações de feridos. A Desculpa: ..."os manifestantes serão presos por "invadir órgão público, agredir um coronel e desrespeitar o regulamento de conduta dos militares"... (Folha.com), - O que não poderia se falar de outra forma, pois a População precisa de JUSTIFICTIVAS para os EXCESSOS de um Governo Ditador.
Embora o mérito aqui não seja o heroísmo dos Bombeiros, nem a perícia do BOPE, mesmo assim, podemos ressaltar que o ato acontecido ontem arranhou a imagem de duas tropas que são consideradas referências de segurança pública, o que coloca mais ainda em cheque a atuação do Governo na preservação da imagem de seu efetivo policial/bombeiro;
Dois Heróis numa arena. Assim podemos resumir o que aconteceu ontem. Mercenarismo? É óbvio que houve! Não por parte dos Bombeiros, pois o Mercenário não solicita melhores salários, simplesmente cumpre sua missão por TROCADOS que lhe pagam para executarem seu serviço sujo;
Embora nunca nutrimos nenhuma antipatia pelo BOPE, pelo contrário, esta tropa tem sido um espelho da Polícia Brasileira, tanto para a população nacional quanto a internacional, refletindo que, embora o Polícia Brasileira Ganhe Mal, seja péssimamente equipada e seus policiais muitas vezes precisem morar em favelas, mesmo assim, é possível que o tino profissional fale mais alto e supere toda negligencia pública, governamental e midiática, fazendo assim existir PROFISSIONAIS de qualidade m meo a corrupção;
Não estamos mudando de discurso! Reconhecemos o valor do BOPE, CIOE, CIOSAC, GOE e outras tropas Especiais que existem no País, entretanto, estamos afirmando que, quando estas tropas e companhias voltam-se contra a Corporação, que muitas vezes as reevindicações feitas, beneficiam diretamente estes policiais que SÃO PAGOS para defender o Governo da Polícia.
São Mercenários? se existe outro nome para isto, gostaria que alguém sugerisse! Agiram, e Agirão como, todas as vezes que, em troca da GRATIFICAÇÃO que recebem para serem ESPECIAIS, se colacarem contra os COMPANHEIROS, Pois isto diferencia um soldado de um mercenário! Um trabalha por um Salário, o outro trabalha por um CALA-TE BOCA!
Vergonha! O Estado manter Mercenários para servir de repressão para a tropa que compõe a segurança Pública e a Defesa Civil do Estado! Vergonha! os Policiais Militares do Batlhão de CHOQUE se oporem a uma manifestação pacífica e agir como agem com manifestantes sem causa, desconsiderando que os Bombeiros atuam em harmonia com as atribuições dos Policiais Militares, que também SÃO POLICIAIS, e que atuam para salvar a vida de seus familiares ou até a do Policial que lhe reprimiu.
APLAUSOS para a perícia dos Policiais do BOPE, por terem agido em conformidade com a imposição do governo sobre sua atuação, que os constituem neste smomentos como MERCENÁRIOS, TROPA PAGA PARA FAZEREM O QUE O CHEFINHO MANDOU! sem considerar Companheirosmo, Paridade e Ombridade, trocando valores éticos por algumas notas há mais, que não paga nem o suor que excretam para assaltarem a esperança de seus algoses, e trair seus admiradores, criando uma esfera de dúvidas e desconfiança sobre o quanto podemos confiar nesta tropa, que TRABALHA COM A GRATIFICAÇÃO, e não NÃSO COM A CORPORAÇÃO.
Assista os Vídeos:
05 Junho 2011
'Tive que correr como se fosse bandido', diz sargento preso neste sábado (4).
Outro diz que cápsulas de fuzil em ação do Bope não são de manifestantes.
Outro diz que cápsulas de fuzil em ação do Bope não são de manifestantes.
Aluizio Freire Do G1 RJ
Sargento Monteiro é um dos bombeiros presos após invasão de quartel central no Rio (Foto: Aluizio Freire/G1) |
Pelo menos 30 bombeiros que estão sendo ouvidos em uma das salas da Corregedoria da da Polícia Militar, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, continuam a protestar contra a maneira como estão sendo tratados desde que foram presos na manhã deste sábado (4).
"Passei minha vida toda salvando vidas e agora estou me sentindo como se fosse um bandido. Estamos há mais de dez horas sem comer", disse o sargento Monteiro ao G1, pelas grades da janela da sala. "Minha mulher está grávida, aí fora, nervosa, preocupada comigo. É meu primeiro filho e ela está numa gravidez de risco", afirmou.
"Encontramos cápsulas de fuzil [no Quartel Central dos Bombeiros, após a invasão do Bope]. Bombeiro não usa esse tipo de arma", acrescentou o bombeiro preso, mostrando uma cápsula de fuzil.
Outro que protestou foi o sargento Félix. "Ficamos encurralados pelos ataques do Bope e do Batalhão de Choque. Tive que correr como se fosse um bandido. Muitas crianças chegaram a ficar sufocadas", disse, também por entre as grades do prédio da Corregedoria da PM.
Mais cedo, o corregedor da Polícia Militar, coronel Ronaldo Menezes, negou maus-tratos aos manifestantes presos, afirmando que os bombeiros estão sendo atendidos com tratamento digno e não estão mais em ônibus e, sim, em salas.
Transferência até domingo
Os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.
Os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.
“Em uma reunião com a Corregedoria dos Bombeiros e da Polícia Militar nesta tarde houve consenso que eles (os presos) serão transferidos para Jurujuba. Alguns ficarão na Corregedoria, mas ainda não sei quantos. Ainda estamos lavrando os autos de prisão em flagrante de todos eles”, disse o promotor ao G1.
Por volta das 18h30 deste sábado (4), três carros do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegaram à Corregedoria da Polícia Militar, em São Gonçalo, na região metropolitana, para onde os manifestantes foram levados. A tropa do Bope fará a escolta dos bombeiros no deslocamento aos quartéis onde eles ficarão detidos provisoriamente.
Presos responderão por três crimes
Conforme o promotor, todos os 439 bombeiros presos durante a madrugada após a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, irão responder por três crimes: motim, dano e impedimento ao socorro. Pelo Código Penal Militar, diz o promotor, a pena prevista para o crime de motim é de 4 a 8 anos de prisão. Pelos danos causados no Quartel General durante o protesto, os bombeiros poderão ser condenados ainda a penas de 1 a 6 anos pelo crime de dano. Pelo crime de impedimento ao socorro é prevista a pena de mais 3 a 6 anos de prisão.
“Todos os presos dentro do quartel também estão sendo enquadrados no crime de impedimento ao socorro porque impediram que viaturas e homens deixassem a unidade para cumprir missões e atender ocorrências”, diz o promotor. Líderes do protesto poderão ter a pena aumentada por incitação ao motim, segundo ele.
Os autos de flagrante dos bombeiros presos serão remetidos à Justiça Militar em até 20 dias. Segundo o promotor, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e “muito provavelmente” o Ministério Público irá oferecer denúncia contra os presos.
“Até o momento, não recebemos nenhum pedido de liberdade deles. O MP não tem nada contra manifestação e reivindicação por melhores condições de trabalho, mas devem ser feitas de forma pacífica”, diz o promotor.
Conforme o promotor, todos os 439 bombeiros presos durante a madrugada após a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, irão responder por três crimes: motim, dano e impedimento ao socorro. Pelo Código Penal Militar, diz o promotor, a pena prevista para o crime de motim é de 4 a 8 anos de prisão. Pelos danos causados no Quartel General durante o protesto, os bombeiros poderão ser condenados ainda a penas de 1 a 6 anos pelo crime de dano. Pelo crime de impedimento ao socorro é prevista a pena de mais 3 a 6 anos de prisão.
“Todos os presos dentro do quartel também estão sendo enquadrados no crime de impedimento ao socorro porque impediram que viaturas e homens deixassem a unidade para cumprir missões e atender ocorrências”, diz o promotor. Líderes do protesto poderão ter a pena aumentada por incitação ao motim, segundo ele.
Os autos de flagrante dos bombeiros presos serão remetidos à Justiça Militar em até 20 dias. Segundo o promotor, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e “muito provavelmente” o Ministério Público irá oferecer denúncia contra os presos.
“Até o momento, não recebemos nenhum pedido de liberdade deles. O MP não tem nada contra manifestação e reivindicação por melhores condições de trabalho, mas devem ser feitas de forma pacífica”, diz o promotor.
Entre os presos há oficiais e praças. Ainda não foi divulgado quais unidades eles integram, mas "são de todo o estado", segundo Cunha.
Coronel feridoO comandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), coronel Waldyr Soares Filho, afirmou na tarde deste sábado (4) que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, poderia ser considerado um motim.
Coronel feridoO comandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), coronel Waldyr Soares Filho, afirmou na tarde deste sábado (4) que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, poderia ser considerado um motim.
Comandante do BPChoque sofreu fratura no pulso
esquerdo e luxação no joelho (Foto: Alba Valéria
Mendonça/G1)
esquerdo e luxação no joelho (Foto: Alba Valéria
Mendonça/G1)
Com o pulso esquerdo fraturado e uma luxação no joelho esquerdo, em consequência da invasão do quartel dos bombeiros, o comandante acompanhou o trabalho de qualificação dos bombeiros presos na Corregedoria da PM. À paisana, ele contou como tudo aconteceu.
"Fui empurrado por um dos líderes da invasão. Como era a autoridade de patente mais alta no quartel naquele momento, fui dar voz de prisão a ele. Ele me empurrou, eu tentei agarrá-lo. Ele se desvencilhou de mim, enquanto eu torcia o joelho. Logo depois, ele me empurrou de novo numa escada e, ao cair, quebrei o pulso esquerdo", contou o comandante.
O coronel Waldyr Soares Filho deverá ficar engessado por pelo menos uma semana, até que sejam feitos novos exames para que se constate se houve ou não rompimento de ligamentos.
Postado por Cabo Fernando às 08:07
LI NO VIDA NA CASERNA
5 de junho de 2011
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DOS PMs
Este pequeno texto objetiva trazer à baila o problema da negação de direitos aos policiais-militares. A análise é confinada aos conceitos de direitos humanos e de cidadania, os quais, embora intimamente relacionados, não possuem o mesmo significado, como se sabe. Inobstante este fato, cumpre aclarar a distinção entre ambos, a fim de mostrar a forma diferenciada como afetam o dia-a-dia desses profissionais.
Os direitos humanos são inerentes a todos os seres enquanto tais, independentemente do lugar do mundo em que tenham nascido e de noções como condição social, fenótipo, origem etc. Assim, por exemplo, são iguais, como humanos, a mulher e o homem, o milionário e o mendigo, o juiz e o ladrão, o general e o soldado. Nenhum deles pode ser submetido a tortura, física ou mental, nem exposto ao escárnio público. São direitos universais indisponíveis, pois pairam acima das idéias de soberania nacional, pátria etc., mesmo em regimes ditatoriais.
Já a cidadania refere-se à condição em que os grupos humanos são inseridos numa sociedade nacional específica, à luz do ordenamento jurídico, resumido no brocardo “Igualdade perante a lei”. Tem a ver com direitos e deveres e com a cultura local. Exemplificando. Não faz tanto tempo que a Constituição da República vedava às praças de pré, às mulheres e aos analfabetos o direito de votar e ser votado. Ao brasileiro de 16 anos é garantido hoje o direito ao voto, porém só os maiores de 18 são considerados adultos pela lei penal. Ainda: em certos países, a cidadania do homem inclui o direito de possuir duas ou mais esposas, o que, em outros, como o Brasil, é crime.
Vê-se, portanto, que, num caso, estamos falando do ideal da igualdade absoluta, tendo como referência a própria condição humana; no outro, de igualdade “regulada” pelo Estado, referida ao aparato legislativo, do qual, não raro, promanam disposições que afrontam os direitos humanos.
No caso dos PMs, a distinção praticamente se neutraliza, de vez que é notória a indiferença da sociedade tanto para com a crescente quantidade de mortos, incapacitados e expostos a riscos desnecessários (direitos humanos) quanto para com os seus aviltantes salários, condições de trabalho e parcos direitos sociais (cidadania).
No que tange aos seus direitos humanos, tendo em vista que o Estado, em qualquer sociedade, é o seu principal violador; e que os policiais (em especial os PMs) são os agentes públicos mais visíveis, resulta difícil chamar a atenção da população para o fato de que, na luta contra o crime, esses profissionais são muito mais vítimas do que vitimizadores. Vítimas não só dos bandidos, mas, sobretudo, dos orquestradores públicos e privados da violência estatal. Estes, depois de atiçarem os PMs de modo a que se lancem na “guerra” como camicases urbanos, voltam-lhes as costas quando, aos olhos da mídia, algo sai errado. Aí, para salvar a própria pele, esgueiram-se ardilosamente pelos desvãos da irresponsabilidade, sem se inibirem de engrossar o coro dos que execram publicamente os policiais azarados. Pior: não se pejam de pegar carona nos enterros de PMs para, fingindo solidariedade à família e ao falecido – feito “herói-morto” –, aproveitar a ocasião para reforçar o seu proselitismo.
Em se tratando especificamente da sua cidadania, bastará um ligeiro exame da Constituição e da legislação específica para situar a condição em que os PMs são inseridos na estrutura da sociedade brasileira. Ver-se-á que, sem sombra de dúvida, se trata dos trabalhadores com a maior carga de obrigações e a menor parcela de direitos. Dos brasileiros com a maior carga horária de trabalho, comparados aos de qualquer outra atividade ou instituição. Senão vejamos.
Ao trabalhador brasileiro em geral são impostos deveres e reconhecidos direitos, tais como, dentre outros: jornada máxima de 44 horas semanais, hora extra, repouso semanal remunerado, férias anuais, direito de greve etc.; ao servidor público em geral são também garantidos os mesmos direitos, mas seus deveres vão além, como, por exemplo, a proibição de intermediar interesses, de participar de firmas que contratem com o governo, de manifestar-se publicamente sobre assuntos do serviço sem autorização etc.; ao servidor público policial civil são impostas restrições maiores, expressas em estatuto e em regulamento disciplinar próprios, tornando-o passível até mesmo de prisão administrativa. No caso do servidor público PM, ademais de se somarem todos esses deveres e vedações, paira sobre a sua cabeça, na condição “especial” de militar, atribuída a ele pela Constituição, a espada de Dâmocles do regulamento disciplinar e do Código Penal Militar, que o obrigam a estar à disposição da Corporação, sem direito de reclamar, durante as 24 horas do dia, os 365 dias do ano, proibido inclusive de executar, mesmo nas horas de folga, alguma atividade para complementar a renda familiar. Hora extra? Repouso semanal? Direito de greve, de sindicato? Nem pensar… Em suma, o PM é submetido a uma espécie de capitis deminutio maxima (perda total da cidadania): não desfruta os direitos do trabalhador comum, nem os do servidor público em geral, nem os do policial civil.
Curiosamente, nada disso sensibiliza os detratores da PM, que só se interessam pelos erros e desvios de conduta. Em vez de o risco de morte e as limitações de cidadania assegurarem aos PMs compensação pecuniária ou alguma prerrogativa – como era de se esperar –, acarretam-lhe, ao contrário, menosprezo e as conhecidas desqualificações. De nada adianta falar nas centenas de milhares de ações corretas e meritórias. Ora, que tipo de segurança pode oferecer à população alguém que sai para trabalhar inseguro, e revoltado com a forma preconceituosa como é tratado, sem saber se vai voltar para casa ao fim do dia? Alguém cuja retribuição salarial é insuficiente sequer para habitar com a família em condições condignas, e sem ver atendidas as necessidades básicas dos filhos? Alguém sob permanente tensão que, em relação à população como um todo, é muito mais vulnerável a doenças ocupacionais como o estresse, a hipertensão, distúrbios neurológicos, depressão etc., que podem levá-lo ao alcoolismo e, no limite, ao suicídio, como frequentemente ocorre?
O que causa espanto é como os PMs, inobstante tanta desvalorização, não esmorecem, parecendo não se darem conta de que foram erigidos pelo próprio “sistema” a bodes expiatórios da sociedade! E que assumam como unicamente sua uma “guerra” que não foi inventada por eles! Guerra inútil, insana (ou de propósitos inconfessáveis…). Como podem seguir iludidos, sem refletir sobre o fato de serem usados como peças descartáveis de uma engrenagem que mal conhecem?
Em benefício de todos, é indeclinável a necessidade de que os policiais-militares tenham o seu status social elevado, o que dependerá tanto da determinação dos mesmos em repensar a Instituição (e de fugir ao papel subalterno a que se têm submetido de forma passiva) quanto da compreensão da sociedade de que isto é do seu próprio interesse. Numa democracia de fato, os policiais são a primeira linha de defesa dos direitos humanos (sic). De todos, incluídos os seus.
Postado por Epalmeida às 07:18
Boa tarde amigos em solidariedade aos amigos que fiz no Rio de Janeiro,enviei este email aos nossos Nobres DEP. FED., pois por mais alto controle que tenham nossos trabalhadores da Segurança Pública Brasileira, não há ser humano que resista a tanto descaso, afinal de contas desde o dia 17 de Abril de 2010 eles estão tentando serem recebidos pelo seu Governador, o qual nem contra proposta fez conforme a mídia noticiou.
Boa tarde, espero que os nobres DEP. FED. em seu exercício de mandato, comecem tomar alguma providência para dar Diginidade,Valorização e Reconhecimento aos nossos trabalhadores da Segurança Pública Brasileira,pois o ocorrido já repercute fora de nosso País, deixem de protelação com o argumento de que precisam fazer muitos estudos para pagar a PEC 300, esta já está parada aí há anos,já houve tempo de estudar e reestudar; quando o interesse é em benefício dos Parlamentares em menos de 10 MINUTOS é aprovado, mesmo quando toda sociedade brasileira é afrontada.
sábado, 4 de junho de 2011
Boa tarde, espero que os nobres DEP. FED. em seu exercício de mandato, comecem tomar alguma providência para dar Diginidade,Valorização e Reconhecimento aos nossos trabalhadores da Segurança Pública Brasileira,pois o ocorrido já repercute fora de nosso País, deixem de protelação com o argumento de que precisam fazer muitos estudos para pagar a PEC 300, esta já está parada aí há anos,já houve tempo de estudar e reestudar; quando o interesse é em benefício dos Parlamentares em menos de 10 MINUTOS é aprovado, mesmo quando toda sociedade brasileira é afrontada.
"Se cada um for invencível, não haverá problemas sem solução. Quando tivermos este espírito, o nosso potencial aumentará ainda mais e nenhum objetivo ficará sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução, todos os sofrimentos serão transformados em felicidade." (Daisaku Ikeda). PRÓXIMO PASSO: AGRUPEM! TODOS NA ALERJ! IMEDIATAMENTE! LEVANTEM O ACAMPAMENTO PELA DIGNIDADE DO BOMBEIRO MILITAR! ANISTIA AOS 439 PRESOS! DENUNCIEM: VIVEMOS SOB UM REGIME DITATORIAL NO RJ!
sábado, 4 de junho de 2011
O CBMERJ PAROU, SE INFORME! DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! O MOVIMENTO NÃO PAROU E NEM VAI PARAR! NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS! MATARAM A FILHA DE UM BOMBEIRO, A ESPOSA DELE ABORTOU. A MÃE DE UM BM AO SABER QUE ELE ESTAVA PRESO FALECEU...
"Tudo que o mal precisa é que apenas alguns homens bons, deixem de fazer o que deveriam. Nunca desistam de seus ideais." Prendeu um, prendeu todo mundo!
ATENÇÃO, TODOS, TODOS, TODOS QUE SE CONSIDERAM BOMBEIROS MILITARES!
TRAGAM barracas, roupas de cama, água, comida, materias de higiene pessoal, DETERMINAÇÃO, FORCA, CORAGEM, FÉ!
NÃO SE ACOVARDEM, A HORA É ESSA! QUEM É É, QUEM NÃO É NÃO SE MISTURA! QUEM NÃO ESTIVER JUNTO (JÁ QUE JUNTOS SOMOS FORTES), NÃO É, NEM NUNCA FOI BOMBEIRO... AGORA É A HORA DE UM SALVAMENTO DE VERDADE!
CORRIGINDO A FALA INFELIZ DO EXMO. SR. GOVERNADO SÉRGIO CABRAL FILHO, QUE INFORMOU QUE DENTRO DO CRONOGRAMA GANHAREMOS NO FINAL DO ANO O PISO DE R$ 2.000,00 , ELE ESQUECEU DE DIZER QUE ANO... O ANO É 2014... E QUANDO CHEGAR LÁ, ESTAREMOS GANHANDO 1/3 DO QUE É PAGO EM SERGIPE HOJE... VERGONHOSO!
LIGUEM PARA TODOS OS QUARTÉIS E AVISEM: TELEFONES, CLIQUE AQUI!
INDEPENDENTE DE SIGLAS, TODAS AS REPRESENTAÇÕES DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, MOVIMENTO ESTUDANTIL (UNE, UBES, AMES, DCE'S, GRÊMIOS...), SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, TODOS REPRESENTANTES DE CLASSES COM HISTÓRIA DE LUTA NAS RUAS DO CENTRO DO RIO, DEVEM COMPARECER IMPRERIVELMETE AO SINDISPREV, SEGUNDA FEIRA, ÀS 17H. RUA JOAQUIM SILVA, LAPA. ABAIXO A DITADURA! REPASSEM A MENSAGEM!
OS BOMBEIROS MILITARES QUE FORAM PRESOS ATÉ AGORA NÃO RECEBERAM NENHUMA ALIMENTAÇÃO, SÓ ÁGUA, NÃO TEM CAMA PARA NINGUÉM (SÓ O CHÃO DURO E FRIO), NEM SEQUER BANHO PODEM TOMAR, NEM BANHEIRO EM CONDIÇÕES DE USO, NEM COBERTOR. ANISTIA GERAL, ONU, DIREITOS HUMANOS... COBREM DELES! BANDIDOS NÃO SÃO TRATADOS ASSIM, MORADORES DE RUA ATÉ GANHAM SOPA, ANIMAIS DE RUA RECEBEM COMIDA... E NÓS? SALVAMOS VIDAS, E DESSA VEZ ESTAMOS TENTANDO SALVAR AS NOSSAS!
A Convenção de Genebra Relativa ao Tratamento dos Prisioneiros de Guerra de 12 de Agosto de 1949, diz que:
"A Potência detentora fornecerá aos prisioneiros de guerra evacuados água potável e alimentação suficiente, assim como fatos e os cuidados médicos necessários;"
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
CONVOCAÇÃO GERALEM APOIO AOS 439 MILITARES PRESOS, QUE ESTÃO SENDO TRATADOS COMO BANDIDOS, E RESPOSTA AO SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL QUE INSISTE EM DIZER QUE A LUTA PELA NOSSA DIGNIDADE SALARIAL É FATO ISOLADO DE APENAS UM PEQUENO GRUPO, CONVOCAMOS A TODOS OS CHEFES DE FAMÍLIAS, BOMBEIROS MILITARES DE CORPO E ALMA QUE APARTIR DE HOJE, E ATÉ SEGUNDA ORDEM, PAREM TODO O SERVIÇO DO CBMERJ; TODO MESMO, MANTENDO APENAS OS ESSENCIAIS (AMBULÂNCIAS).
ESTE É O APELO DE SOCORRO QUE CLAMAMOS A TODOS.
CHEGA DE COVARDIAS! CHEGA DE DITADURA!
SOMOS CHEFES DE FAMÍLIA, HERÓIS E NÃO BANDIDOS. SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COM DIGNIDADE!
(ROMANOS 12, 14-21) JUNTOS SOMOS FORTES, mas com DEUS, com DEUS SOMOS IMBATÍVEIS, podem ter certeza absoluta disso!
SEJAM FORTES E CORAJOSOS, NÃO DEVEMOS TEMER O HOMEM. SÓ DEVEMOS TEMER A DEUS, E ELE ESTÁ NO CONTROLE.
Ontem o Brasil ficou chocado com o confronto que aconteceu entre o Corpo de Bombeiros e o Bope (Batalhão de Operações Especais) no Rio de Janeiro; Por mais surpreendente que possa parecer, esta prática é uma estratégia comum dos Governos estaduais para conter alguma discordância da tropa com suas ordens, a exemplo do que aconteceu em Pernambuco (Greve de 2002) quando a CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga) quando esta Tropa TAMBÉM agiu em favor do Governo em revelia da tropa.
O Fato ocorrido foi uma ação dos Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que invadiram por volta das 6h10 deste sábado o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio, onde ao menos 500 bombeiros realizavam um protesto por melhores condições de trabalho e aumento salarial, segundo informações da Globo News. Os militares utilizaram bomba de efeito moral e de gás lacrimogêneo durante a ação. Ainda não há informações de feridos. A Desculpa: ..."os manifestantes serão presos por "invadir órgão público, agredir um coronel e desrespeitar o regulamento de conduta dos militares"... (Folha.com), - O que não poderia se falar de outra forma, pois a População precisa de JUSTIFICTIVAS para os EXCESSOS de um Governo Ditador.
Embora o mérito aqui não seja o heroísmo dos Bombeiros, nem a perícia do BOPE, mesmo assim, podemos ressaltar que o ato acontecido ontem arranhou a imagem de duas tropas que são consideradas referências de segurança pública, o que coloca mais ainda em cheque a atuação do Governo na preservação da imagem de seu efetivo policial/bombeiro;
Dois Heróis numa arena. Assim podemos resumir o que aconteceu ontem. Mercenarismo? É óbvio que houve! Não por parte dos Bombeiros, pois o Mercenário não solicita melhores salários, simplesmente cumpre sua missão por TROCADOS que lhe pagam para executarem seu serviço sujo;
Embora nunca nutrimos nenhuma antipatia pelo BOPE, pelo contrário, esta tropa tem sido um espelho da Polícia Brasileira, tanto para a população nacional quanto a internacional, refletindo que, embora o Polícia Brasileira Ganhe Mal, seja péssimamente equipada e seus policiais muitas vezes precisem morar em favelas, mesmo assim, é possível que o tino profissional fale mais alto e supere toda negligencia pública, governamental e midiática, fazendo assim existir PROFISSIONAIS de qualidade m meo a corrupção;
Não estamos mudando de discurso! Reconhecemos o valor do BOPE, CIOE, CIOSAC, GOE e outras tropas Especiais que existem no País, entretanto, estamos afirmando que, quando estas tropas e companhias voltam-se contra a Corporação, que muitas vezes as reevindicações feitas, beneficiam diretamente estes policiais que SÃO PAGOS para defender o Governo da Polícia.
São Mercenários? se existe outro nome para isto, gostaria que alguém sugerisse! Agiram, e Agirão como, todas as vezes que, em troca da GRATIFICAÇÃO que recebem para serem ESPECIAIS, se colacarem contra os COMPANHEIROS, Pois isto diferencia um soldado de um mercenário! Um trabalha por um Salário, o outro trabalha por um CALA-TE BOCA!
Vergonha! O Estado manter Mercenários para servir de repressão para a tropa que compõe a segurança Pública e a Defesa Civil do Estado! Vergonha! os Policiais Militares do Batlhão de CHOQUE se oporem a uma manifestação pacífica e agir como agem com manifestantes sem causa, desconsiderando que os Bombeiros atuam em harmonia com as atribuições dos Policiais Militares, que também SÃO POLICIAIS, e que atuam para salvar a vida de seus familiares ou até a do Policial que lhe reprimiu.
APLAUSOS para a perícia dos Policiais do BOPE, por terem agido em conformidade com a imposição do governo sobre sua atuação, que os constituem neste smomentos como MERCENÁRIOS, TROPA PAGA PARA FAZEREM O QUE O CHEFINHO MANDOU! sem considerar Companheirosmo, Paridade e Ombridade, trocando valores éticos por algumas notas há mais, que não paga nem o suor que excretam para assaltarem a esperança de seus algoses, e trair seus admiradores, criando uma esfera de dúvidas e desconfiança sobre o quanto podemos confiar nesta tropa, que TRABALHA COM A GRATIFICAÇÃO, e não NÃSO COM A CORPORAÇÃO.
ATENÇÃO, TODOS, TODOS, TODOS QUE SE CONSIDERAM BOMBEIROS MILITARES!
O CBMERJ PAROU! TODOS SERVIÇOS PARARAM,
SÓ AS AMBULÂNCIAS NAS RUAS! ATENÇÃO BOMBEIROS, POLICIAIS, FAMILIARES E AMIGOS: DIRIJAM-SE IMEDIATAMENTE PARA ALERJ!
DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! DIVERSOS QUARTÉIS DA CAPITAL E DO INTERIOR JÁ SE ENCONTRAM PARALISADOS, ATÉ NOSSOS COMPANHEIROS SEREM ANISTIADOS!
O LEÃO INDOMÁVEL ACORDOU DO SONHO, E NÃO PARA DE RUGIR, E NÃO VAI PARAR TÃO CEDO!/
A POPULAÇÃO ESTÁ CONVOCADA, DEVEM ESTENDER CAMISAS, LENÇÓIS, PANOS VERMELHOS NAS JANELAS DE SUAS CASAS!
SÓ AS AMBULÂNCIAS NAS RUAS! ATENÇÃO BOMBEIROS, POLICIAIS, FAMILIARES E AMIGOS: DIRIJAM-SE IMEDIATAMENTE PARA ALERJ!
DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! DIVERSOS QUARTÉIS DA CAPITAL E DO INTERIOR JÁ SE ENCONTRAM PARALISADOS, ATÉ NOSSOS COMPANHEIROS SEREM ANISTIADOS!
O LEÃO INDOMÁVEL ACORDOU DO SONHO, E NÃO PARA DE RUGIR, E NÃO VAI PARAR TÃO CEDO!/
A POPULAÇÃO ESTÁ CONVOCADA, DEVEM ESTENDER CAMISAS, LENÇÓIS, PANOS VERMELHOS NAS JANELAS DE SUAS CASAS!
Estamos e continuaremos aqui acampados te aguardando! |
NÃO SE ACOVARDEM, A HORA É ESSA! QUEM É É, QUEM NÃO É NÃO SE MISTURA! QUEM NÃO ESTIVER JUNTO (JÁ QUE JUNTOS SOMOS FORTES), NÃO É, NEM NUNCA FOI BOMBEIRO... AGORA É A HORA DE UM SALVAMENTO DE VERDADE!
CORRIGINDO A FALA INFELIZ DO EXMO. SR. GOVERNADO SÉRGIO CABRAL FILHO, QUE INFORMOU QUE DENTRO DO CRONOGRAMA GANHAREMOS NO FINAL DO ANO O PISO DE R$ 2.000,00 , ELE ESQUECEU DE DIZER QUE ANO... O ANO É 2014... E QUANDO CHEGAR LÁ, ESTAREMOS GANHANDO 1/3 DO QUE É PAGO EM SERGIPE HOJE... VERGONHOSO!
LIGUEM PARA TODOS OS QUARTÉIS E AVISEM: TELEFONES, CLIQUE AQUI!
INDEPENDENTE DE SIGLAS, TODAS AS REPRESENTAÇÕES DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, MOVIMENTO ESTUDANTIL (UNE, UBES, AMES, DCE'S, GRÊMIOS...), SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, TODOS REPRESENTANTES DE CLASSES COM HISTÓRIA DE LUTA NAS RUAS DO CENTRO DO RIO, DEVEM COMPARECER IMPRERIVELMETE AO SINDISPREV, SEGUNDA FEIRA, ÀS 17H. RUA JOAQUIM SILVA, LAPA. ABAIXO A DITADURA! REPASSEM A MENSAGEM!
OS BOMBEIROS MILITARES QUE FORAM PRESOS ATÉ AGORA NÃO RECEBERAM NENHUMA ALIMENTAÇÃO, SÓ ÁGUA, NÃO TEM CAMA PARA NINGUÉM (SÓ O CHÃO DURO E FRIO), NEM SEQUER BANHO PODEM TOMAR, NEM BANHEIRO EM CONDIÇÕES DE USO, NEM COBERTOR. ANISTIA GERAL, ONU, DIREITOS HUMANOS... COBREM DELES! BANDIDOS NÃO SÃO TRATADOS ASSIM, MORADORES DE RUA ATÉ GANHAM SOPA, ANIMAIS DE RUA RECEBEM COMIDA... E NÓS? SALVAMOS VIDAS, E DESSA VEZ ESTAMOS TENTANDO SALVAR AS NOSSAS!
A Convenção de Genebra Relativa ao Tratamento dos Prisioneiros de Guerra de 12 de Agosto de 1949, diz que:
"A Potência detentora fornecerá aos prisioneiros de guerra evacuados água potável e alimentação suficiente, assim como fatos e os cuidados médicos necessários;"
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
CONVOCAÇÃO GERALEM APOIO AOS 439 MILITARES PRESOS, QUE ESTÃO SENDO TRATADOS COMO BANDIDOS, E RESPOSTA AO SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL QUE INSISTE EM DIZER QUE A LUTA PELA NOSSA DIGNIDADE SALARIAL É FATO ISOLADO DE APENAS UM PEQUENO GRUPO, CONVOCAMOS A TODOS OS CHEFES DE FAMÍLIAS, BOMBEIROS MILITARES DE CORPO E ALMA QUE APARTIR DE HOJE, E ATÉ SEGUNDA ORDEM, PAREM TODO O SERVIÇO DO CBMERJ; TODO MESMO, MANTENDO APENAS OS ESSENCIAIS (AMBULÂNCIAS).
ESTE É O APELO DE SOCORRO QUE CLAMAMOS A TODOS.
CHEGA DE COVARDIAS! CHEGA DE DITADURA!
SOMOS CHEFES DE FAMÍLIA, HERÓIS E NÃO BANDIDOS. SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COM DIGNIDADE!
LEMBREM SEMPRE:
JUNTOS SOMOS FORTES!
NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS!
DEUS ESTÁ NO CONTROLE! OREM, OREM, OREM!
JUNTOS SOMOS FORTES!
NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS!
DEUS ESTÁ NO CONTROLE! OREM, OREM, OREM!
"Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."(ROMANOS 12, 14-21) JUNTOS SOMOS FORTES, mas com DEUS, com DEUS SOMOS IMBATÍVEIS, podem ter certeza absoluta disso!
SEJAM FORTES E CORAJOSOS, NÃO DEVEMOS TEMER O HOMEM. SÓ DEVEMOS TEMER A DEUS, E ELE ESTÁ NO CONTROLE.
O QUE HÁ DE ERRADO EM PEDIR DIGNIDADE?
SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:
01º - Brasília - R$ 4.129.73
02º - Sergipe – R$ 3.012.00
03º - Goiás – R$ 2.722.00
04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00
05º – São Paulo – R$ 2.170.00
06º – Paraná – R$ 2.128,00 1
07º - Amapá – R$ 2.070.00
08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00
09º - Maranhão– R$ 2.037.39
10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00
11º - Alagoas - R$ 1.818.56
12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00
13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14
14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00
15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00
16º - Tocantins – R$ 1.572.00
17º - Amazonas – R$ 1.546.00
18º - Ceará – R$ 1.529,00
19º - Roraima – R$ 1.526.91
20º - Piauí – R$ 1.372.00
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00
22º - Acre – R$ 1.299.81
23º - Paraíba – R$ 1.297.88
24º - Rondônia – R$ 1.251.00
25º - Pará – R$ 1.215,00
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00
27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)
O RIO DE JANEIRO É O ESTADO QUE MAIS RECEBE INVESTIMENTOS NO BRASIL, E O 2º QUE MAIS ARRECADA IMPOSTOS. PRETENDE, REPETINDO, PRETENDE SEDEAR O ROCK IN RIO, OLÍMPIADAS MILITARES, COPA DO MUNDO (2014) E OLIMPÍADA (2016).
HÁ ALGO DE ERRADO E PODRE NO REINADO DO DITADOR,
EXMO. SR. GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL FILHO.
SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:
01º - Brasília - R$ 4.129.73
02º - Sergipe – R$ 3.012.00
03º - Goiás – R$ 2.722.00
04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00
05º – São Paulo – R$ 2.170.00
06º – Paraná – R$ 2.128,00 1
07º - Amapá – R$ 2.070.00
08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00
09º - Maranhão– R$ 2.037.39
10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00
11º - Alagoas - R$ 1.818.56
12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00
13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14
14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00
15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00
16º - Tocantins – R$ 1.572.00
17º - Amazonas – R$ 1.546.00
18º - Ceará – R$ 1.529,00
19º - Roraima – R$ 1.526.91
20º - Piauí – R$ 1.372.00
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00
22º - Acre – R$ 1.299.81
23º - Paraíba – R$ 1.297.88
24º - Rondônia – R$ 1.251.00
25º - Pará – R$ 1.215,00
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00
27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)
O RIO DE JANEIRO É O ESTADO QUE MAIS RECEBE INVESTIMENTOS NO BRASIL, E O 2º QUE MAIS ARRECADA IMPOSTOS. PRETENDE, REPETINDO, PRETENDE SEDEAR O ROCK IN RIO, OLÍMPIADAS MILITARES, COPA DO MUNDO (2014) E OLIMPÍADA (2016).
HÁ ALGO DE ERRADO E PODRE NO REINADO DO DITADOR,
EXMO. SR. GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL FILHO.
P.S.: Senadores Marcelo Crivella e Lindberg Farias, ficamos esperando os senhores aparecerem no dia 3 na ALERJ, como foi prometido, os senhores estão na falta. Ainda esperamos uma sinalização de apoio dos senhores, ainda mais agora. Será possível honrarem a palavra de vocês?
P.S.2: Atenção PMERJ, não estamos, nem nunca estaremos contra os senhores. SOMOS CORPORAÇÕES CO-IRMÃS e centenárias. Estamos lutando, por nós e por vocês, por lei melhorias para um, são melhorias para todos. Companheiros, ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE! Crianças ficaram intoxicadas, internadas, por conta das bombas... Uma mulher abortou, a mãe de um BM faleceu por receber a notícia da prisão. Viaturas no Quartel Central estão com marcas de bala de fuzil, cápsulas de fuzil foram encontradas por toda parte! E POR AÍ VAI...
P.S.3: Convocamos e aguardamos também o Reverendíssimo Senhor Arcebispo Dom Orani João Tempesta, ou qualquer outro representante da Arquidiocese, para presidir um ato ecumênico, que seria realizado dia 3 em frente da ALERJ. A Cúria (órgão da Igreja Católica) já nos tinha demonstrado apoio, mas infelizmente, não sabemos o motivo, não se fez presente ontem. Aguardamos alguma atitude. Afinal, SOMOS HERÓIS (reconhecidos mundialmente) e não bandidos.
P.S.2: Atenção PMERJ, não estamos, nem nunca estaremos contra os senhores. SOMOS CORPORAÇÕES CO-IRMÃS e centenárias. Estamos lutando, por nós e por vocês, por lei melhorias para um, são melhorias para todos. Companheiros, ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE! Crianças ficaram intoxicadas, internadas, por conta das bombas... Uma mulher abortou, a mãe de um BM faleceu por receber a notícia da prisão. Viaturas no Quartel Central estão com marcas de bala de fuzil, cápsulas de fuzil foram encontradas por toda parte! E POR AÍ VAI...
P.S.3: Convocamos e aguardamos também o Reverendíssimo Senhor Arcebispo Dom Orani João Tempesta, ou qualquer outro representante da Arquidiocese, para presidir um ato ecumênico, que seria realizado dia 3 em frente da ALERJ. A Cúria (órgão da Igreja Católica) já nos tinha demonstrado apoio, mas infelizmente, não sabemos o motivo, não se fez presente ontem. Aguardamos alguma atitude. Afinal, SOMOS HERÓIS (reconhecidos mundialmente) e não bandidos.
Se cada um for invencível, não haverá problemas sem solução. Quando tivermos este espírito, o nosso potencial aumentará ainda mais e nenhum objetivo ficará sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução, todos os sofrimentos serão transformados em felicidade. (Daisaku Ikeda).
SOMOS BOMBEIROS E EXIGIMOS RESPEITO!
- EXIGIMOS HORA-EXTRA para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS SOLDO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS RIOCARD para TODOS os Militares Estaduais (a PM já recebe... e o respeito ao BM, cadê?)!
- EXIGIMOS RESPEITO ao Art. 144 da Constituição Federal!
JUNTOS SOMOS FORTES!
DIGNIDADE: É atributo, qualidade da pessoa humana, tão importante que a Constituição brasileira elege, no inciso III do artigo 1º, como um dos fundamentos da República. Com isso, o Direito, isto é, o conjunto de normas que possibilitam certa organização da vida em sociedade, reconhece a dignidade do homem como valor imprescindível, que deve ser preservado e estimulado. A dignidade pode ser observada sob dois pontos de vista: subjetivo e objetivo. Do ponto de vista subjetivo, ela é o sentimento do homem sobre si mesmo, que lhe possibilita consciência sobre o existir no próprio espaço e em seu próprio tempo. Do ponto de vista objetivo, a dignidade é o respeito da comunidade pelo sujeito, a compreensão de seu valor intrínseco, com reconhecimento de suas características e peculiaridades. A dignidade está relacionada à autonomia do homem, à racionalidade de sua existência livre. No imperativo categórico, formulado pelo filósofo Immanuel Kant para dar sentido à ação humana, está implícita a dignidade, extraída da autodeterminação e do livre arbítrio. Encontra-se, em Kant, quando elaborado o imperativo categórigo relacionamento entre dignidade e comportamento ético. Kant afirmou:”Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza” E mais: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. E principalmente: “Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio” (esse, segundo Kant, é o imperativo prático). O imperativo categórico de Kant pressupõe liberdade e autonomia, pois o conhecimento e a sensação, do ser humano, de ser único, nada mais é que a dignidade, que permanece em um mundo permeado de valores relativos que se alternam e modificam no decorrer da História. O homem é, sempre, fim. Ao estabelecer o imperativo categórico, Kant assumiu que o valor positivo da pessoa estende-se a toda a comunidade. Por isso é categórico. Assim, a dignidade deixa de ser atributo individual e interno da pessoa para alcançar a comunidade, devendo ser, por ela, protegida. A todos interessa, portanto, proteger e garantir a dignidade de cada um. A dignidade é atributo fundamental para a estrutura social e normativa criada para conquista e preservação dos direitos humanos. Está no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948): “CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo...”. A dignidadade, como atributo individual aplicado a todos os homens, categoricamente, como diria Kant, sustenta a liberdade em todos os seus aspectos e enfoques, conduzindo a comunidade à concretização do direito à saúde, à educação, ao lazer e a tudo o que pode promover a felicidade e a justiça.
- EXIGIMOS SOLDO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS RIOCARD para TODOS os Militares Estaduais (a PM já recebe... e o respeito ao BM, cadê?)!
- EXIGIMOS RESPEITO ao Art. 144 da Constituição Federal!
JUNTOS SOMOS FORTES!
DIGNIDADE: É atributo, qualidade da pessoa humana, tão importante que a Constituição brasileira elege, no inciso III do artigo 1º, como um dos fundamentos da República. Com isso, o Direito, isto é, o conjunto de normas que possibilitam certa organização da vida em sociedade, reconhece a dignidade do homem como valor imprescindível, que deve ser preservado e estimulado. A dignidade pode ser observada sob dois pontos de vista: subjetivo e objetivo. Do ponto de vista subjetivo, ela é o sentimento do homem sobre si mesmo, que lhe possibilita consciência sobre o existir no próprio espaço e em seu próprio tempo. Do ponto de vista objetivo, a dignidade é o respeito da comunidade pelo sujeito, a compreensão de seu valor intrínseco, com reconhecimento de suas características e peculiaridades. A dignidade está relacionada à autonomia do homem, à racionalidade de sua existência livre. No imperativo categórico, formulado pelo filósofo Immanuel Kant para dar sentido à ação humana, está implícita a dignidade, extraída da autodeterminação e do livre arbítrio. Encontra-se, em Kant, quando elaborado o imperativo categórigo relacionamento entre dignidade e comportamento ético. Kant afirmou:”Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza” E mais: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. E principalmente: “Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio” (esse, segundo Kant, é o imperativo prático). O imperativo categórico de Kant pressupõe liberdade e autonomia, pois o conhecimento e a sensação, do ser humano, de ser único, nada mais é que a dignidade, que permanece em um mundo permeado de valores relativos que se alternam e modificam no decorrer da História. O homem é, sempre, fim. Ao estabelecer o imperativo categórico, Kant assumiu que o valor positivo da pessoa estende-se a toda a comunidade. Por isso é categórico. Assim, a dignidade deixa de ser atributo individual e interno da pessoa para alcançar a comunidade, devendo ser, por ela, protegida. A todos interessa, portanto, proteger e garantir a dignidade de cada um. A dignidade é atributo fundamental para a estrutura social e normativa criada para conquista e preservação dos direitos humanos. Está no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948): “CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo...”. A dignidadade, como atributo individual aplicado a todos os homens, categoricamente, como diria Kant, sustenta a liberdade em todos os seus aspectos e enfoques, conduzindo a comunidade à concretização do direito à saúde, à educação, ao lazer e a tudo o que pode promover a felicidade e a justiça.
| |
domingo, 5 de junho de 2011
Imagem |
Ontem o Brasil ficou chocado com o confronto que aconteceu entre o Corpo de Bombeiros e o Bope (Batalhão de Operações Especais) no Rio de Janeiro; Por mais surpreendente que possa parecer, esta prática é uma estratégia comum dos Governos estaduais para conter alguma discordância da tropa com suas ordens, a exemplo do que aconteceu em Pernambuco (Greve de 2002) quando a CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga) quando esta Tropa TAMBÉM agiu em favor do Governo em revelia da tropa.
O Fato ocorrido foi uma ação dos Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que invadiram por volta das 6h10 deste sábado o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio, onde ao menos 500 bombeiros realizavam um protesto por melhores condições de trabalho e aumento salarial, segundo informações da Globo News. Os militares utilizaram bomba de efeito moral e de gás lacrimogêneo durante a ação. Ainda não há informações de feridos. A Desculpa: ..."os manifestantes serão presos por "invadir órgão público, agredir um coronel e desrespeitar o regulamento de conduta dos militares"... (Folha.com), - O que não poderia se falar de outra forma, pois a População precisa de JUSTIFICTIVAS para os EXCESSOS de um Governo Ditador.
Embora o mérito aqui não seja o heroísmo dos Bombeiros, nem a perícia do BOPE, mesmo assim, podemos ressaltar que o ato acontecido ontem arranhou a imagem de duas tropas que são consideradas referências de segurança pública, o que coloca mais ainda em cheque a atuação do Governo na preservação da imagem de seu efetivo policial/bombeiro;
Dois Heróis numa arena. Assim podemos resumir o que aconteceu ontem. Mercenarismo? É óbvio que houve! Não por parte dos Bombeiros, pois o Mercenário não solicita melhores salários, simplesmente cumpre sua missão por TROCADOS que lhe pagam para executarem seu serviço sujo;
Embora nunca nutrimos nenhuma antipatia pelo BOPE, pelo contrário, esta tropa tem sido um espelho da Polícia Brasileira, tanto para a população nacional quanto a internacional, refletindo que, embora o Polícia Brasileira Ganhe Mal, seja péssimamente equipada e seus policiais muitas vezes precisem morar em favelas, mesmo assim, é possível que o tino profissional fale mais alto e supere toda negligencia pública, governamental e midiática, fazendo assim existir PROFISSIONAIS de qualidade m meo a corrupção;
Não estamos mudando de discurso! Reconhecemos o valor do BOPE, CIOE, CIOSAC, GOE e outras tropas Especiais que existem no País, entretanto, estamos afirmando que, quando estas tropas e companhias voltam-se contra a Corporação, que muitas vezes as reevindicações feitas, beneficiam diretamente estes policiais que SÃO PAGOS para defender o Governo da Polícia.
São Mercenários? se existe outro nome para isto, gostaria que alguém sugerisse! Agiram, e Agirão como, todas as vezes que, em troca da GRATIFICAÇÃO que recebem para serem ESPECIAIS, se colacarem contra os COMPANHEIROS, Pois isto diferencia um soldado de um mercenário! Um trabalha por um Salário, o outro trabalha por um CALA-TE BOCA!
Vergonha! O Estado manter Mercenários para servir de repressão para a tropa que compõe a segurança Pública e a Defesa Civil do Estado! Vergonha! os Policiais Militares do Batlhão de CHOQUE se oporem a uma manifestação pacífica e agir como agem com manifestantes sem causa, desconsiderando que os Bombeiros atuam em harmonia com as atribuições dos Policiais Militares, que também SÃO POLICIAIS, e que atuam para salvar a vida de seus familiares ou até a do Policial que lhe reprimiu.
APLAUSOS para a perícia dos Policiais do BOPE, por terem agido em conformidade com a imposição do governo sobre sua atuação, que os constituem neste smomentos como MERCENÁRIOS, TROPA PAGA PARA FAZEREM O QUE O CHEFINHO MANDOU! sem considerar Companheirosmo, Paridade e Ombridade, trocando valores éticos por algumas notas há mais, que não paga nem o suor que excretam para assaltarem a esperança de seus algoses, e trair seus admiradores, criando uma esfera de dúvidas e desconfiança sobre o quanto podemos confiar nesta tropa, que TRABALHA COM A GRATIFICAÇÃO, e não NÃSO COM A CORPORAÇÃO.
Assista os Vídeos:
05 Junho 2011
'Tive que correr como se fosse bandido', diz sargento preso neste sábado (4).
Outro diz que cápsulas de fuzil em ação do Bope não são de manifestantes.
Outro diz que cápsulas de fuzil em ação do Bope não são de manifestantes.
Aluizio Freire Do G1 RJ
Sargento Monteiro é um dos bombeiros presos após invasão de quartel central no Rio (Foto: Aluizio Freire/G1) |
Pelo menos 30 bombeiros que estão sendo ouvidos em uma das salas da Corregedoria da da Polícia Militar, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, continuam a protestar contra a maneira como estão sendo tratados desde que foram presos na manhã deste sábado (4).
"Passei minha vida toda salvando vidas e agora estou me sentindo como se fosse um bandido. Estamos há mais de dez horas sem comer", disse o sargento Monteiro ao G1, pelas grades da janela da sala. "Minha mulher está grávida, aí fora, nervosa, preocupada comigo. É meu primeiro filho e ela está numa gravidez de risco", afirmou.
"Encontramos cápsulas de fuzil [no Quartel Central dos Bombeiros, após a invasão do Bope]. Bombeiro não usa esse tipo de arma", acrescentou o bombeiro preso, mostrando uma cápsula de fuzil.
Outro que protestou foi o sargento Félix. "Ficamos encurralados pelos ataques do Bope e do Batalhão de Choque. Tive que correr como se fosse um bandido. Muitas crianças chegaram a ficar sufocadas", disse, também por entre as grades do prédio da Corregedoria da PM.
Mais cedo, o corregedor da Polícia Militar, coronel Ronaldo Menezes, negou maus-tratos aos manifestantes presos, afirmando que os bombeiros estão sendo atendidos com tratamento digno e não estão mais em ônibus e, sim, em salas.
Transferência até domingo
Os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.
Os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.
“Em uma reunião com a Corregedoria dos Bombeiros e da Polícia Militar nesta tarde houve consenso que eles (os presos) serão transferidos para Jurujuba. Alguns ficarão na Corregedoria, mas ainda não sei quantos. Ainda estamos lavrando os autos de prisão em flagrante de todos eles”, disse o promotor ao G1.
Por volta das 18h30 deste sábado (4), três carros do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegaram à Corregedoria da Polícia Militar, em São Gonçalo, na região metropolitana, para onde os manifestantes foram levados. A tropa do Bope fará a escolta dos bombeiros no deslocamento aos quartéis onde eles ficarão detidos provisoriamente.
Presos responderão por três crimes
Conforme o promotor, todos os 439 bombeiros presos durante a madrugada após a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, irão responder por três crimes: motim, dano e impedimento ao socorro. Pelo Código Penal Militar, diz o promotor, a pena prevista para o crime de motim é de 4 a 8 anos de prisão. Pelos danos causados no Quartel General durante o protesto, os bombeiros poderão ser condenados ainda a penas de 1 a 6 anos pelo crime de dano. Pelo crime de impedimento ao socorro é prevista a pena de mais 3 a 6 anos de prisão.
“Todos os presos dentro do quartel também estão sendo enquadrados no crime de impedimento ao socorro porque impediram que viaturas e homens deixassem a unidade para cumprir missões e atender ocorrências”, diz o promotor. Líderes do protesto poderão ter a pena aumentada por incitação ao motim, segundo ele.
Os autos de flagrante dos bombeiros presos serão remetidos à Justiça Militar em até 20 dias. Segundo o promotor, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e “muito provavelmente” o Ministério Público irá oferecer denúncia contra os presos.
“Até o momento, não recebemos nenhum pedido de liberdade deles. O MP não tem nada contra manifestação e reivindicação por melhores condições de trabalho, mas devem ser feitas de forma pacífica”, diz o promotor.
Conforme o promotor, todos os 439 bombeiros presos durante a madrugada após a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, irão responder por três crimes: motim, dano e impedimento ao socorro. Pelo Código Penal Militar, diz o promotor, a pena prevista para o crime de motim é de 4 a 8 anos de prisão. Pelos danos causados no Quartel General durante o protesto, os bombeiros poderão ser condenados ainda a penas de 1 a 6 anos pelo crime de dano. Pelo crime de impedimento ao socorro é prevista a pena de mais 3 a 6 anos de prisão.
“Todos os presos dentro do quartel também estão sendo enquadrados no crime de impedimento ao socorro porque impediram que viaturas e homens deixassem a unidade para cumprir missões e atender ocorrências”, diz o promotor. Líderes do protesto poderão ter a pena aumentada por incitação ao motim, segundo ele.
Os autos de flagrante dos bombeiros presos serão remetidos à Justiça Militar em até 20 dias. Segundo o promotor, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e “muito provavelmente” o Ministério Público irá oferecer denúncia contra os presos.
“Até o momento, não recebemos nenhum pedido de liberdade deles. O MP não tem nada contra manifestação e reivindicação por melhores condições de trabalho, mas devem ser feitas de forma pacífica”, diz o promotor.
Entre os presos há oficiais e praças. Ainda não foi divulgado quais unidades eles integram, mas "são de todo o estado", segundo Cunha.
Coronel feridoO comandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), coronel Waldyr Soares Filho, afirmou na tarde deste sábado (4) que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, poderia ser considerado um motim.
Coronel feridoO comandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), coronel Waldyr Soares Filho, afirmou na tarde deste sábado (4) que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, poderia ser considerado um motim.
Comandante do BPChoque sofreu fratura no pulso
esquerdo e luxação no joelho (Foto: Alba Valéria
Mendonça/G1)
esquerdo e luxação no joelho (Foto: Alba Valéria
Mendonça/G1)
Com o pulso esquerdo fraturado e uma luxação no joelho esquerdo, em consequência da invasão do quartel dos bombeiros, o comandante acompanhou o trabalho de qualificação dos bombeiros presos na Corregedoria da PM. À paisana, ele contou como tudo aconteceu.
"Fui empurrado por um dos líderes da invasão. Como era a autoridade de patente mais alta no quartel naquele momento, fui dar voz de prisão a ele. Ele me empurrou, eu tentei agarrá-lo. Ele se desvencilhou de mim, enquanto eu torcia o joelho. Logo depois, ele me empurrou de novo numa escada e, ao cair, quebrei o pulso esquerdo", contou o comandante.
O coronel Waldyr Soares Filho deverá ficar engessado por pelo menos uma semana, até que sejam feitos novos exames para que se constate se houve ou não rompimento de ligamentos.
Postado por Cabo Fernando às 08:07
LI NO VIDA NA CASERNA
5 de junho de 2011
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DOS PMs
Este pequeno texto objetiva trazer à baila o problema da negação de direitos aos policiais-militares. A análise é confinada aos conceitos de direitos humanos e de cidadania, os quais, embora intimamente relacionados, não possuem o mesmo significado, como se sabe. Inobstante este fato, cumpre aclarar a distinção entre ambos, a fim de mostrar a forma diferenciada como afetam o dia-a-dia desses profissionais.
Os direitos humanos são inerentes a todos os seres enquanto tais, independentemente do lugar do mundo em que tenham nascido e de noções como condição social, fenótipo, origem etc. Assim, por exemplo, são iguais, como humanos, a mulher e o homem, o milionário e o mendigo, o juiz e o ladrão, o general e o soldado. Nenhum deles pode ser submetido a tortura, física ou mental, nem exposto ao escárnio público. São direitos universais indisponíveis, pois pairam acima das idéias de soberania nacional, pátria etc., mesmo em regimes ditatoriais.
Já a cidadania refere-se à condição em que os grupos humanos são inseridos numa sociedade nacional específica, à luz do ordenamento jurídico, resumido no brocardo “Igualdade perante a lei”. Tem a ver com direitos e deveres e com a cultura local. Exemplificando. Não faz tanto tempo que a Constituição da República vedava às praças de pré, às mulheres e aos analfabetos o direito de votar e ser votado. Ao brasileiro de 16 anos é garantido hoje o direito ao voto, porém só os maiores de 18 são considerados adultos pela lei penal. Ainda: em certos países, a cidadania do homem inclui o direito de possuir duas ou mais esposas, o que, em outros, como o Brasil, é crime.
Vê-se, portanto, que, num caso, estamos falando do ideal da igualdade absoluta, tendo como referência a própria condição humana; no outro, de igualdade “regulada” pelo Estado, referida ao aparato legislativo, do qual, não raro, promanam disposições que afrontam os direitos humanos.
No caso dos PMs, a distinção praticamente se neutraliza, de vez que é notória a indiferença da sociedade tanto para com a crescente quantidade de mortos, incapacitados e expostos a riscos desnecessários (direitos humanos) quanto para com os seus aviltantes salários, condições de trabalho e parcos direitos sociais (cidadania).
No que tange aos seus direitos humanos, tendo em vista que o Estado, em qualquer sociedade, é o seu principal violador; e que os policiais (em especial os PMs) são os agentes públicos mais visíveis, resulta difícil chamar a atenção da população para o fato de que, na luta contra o crime, esses profissionais são muito mais vítimas do que vitimizadores. Vítimas não só dos bandidos, mas, sobretudo, dos orquestradores públicos e privados da violência estatal. Estes, depois de atiçarem os PMs de modo a que se lancem na “guerra” como camicases urbanos, voltam-lhes as costas quando, aos olhos da mídia, algo sai errado. Aí, para salvar a própria pele, esgueiram-se ardilosamente pelos desvãos da irresponsabilidade, sem se inibirem de engrossar o coro dos que execram publicamente os policiais azarados. Pior: não se pejam de pegar carona nos enterros de PMs para, fingindo solidariedade à família e ao falecido – feito “herói-morto” –, aproveitar a ocasião para reforçar o seu proselitismo.
Em se tratando especificamente da sua cidadania, bastará um ligeiro exame da Constituição e da legislação específica para situar a condição em que os PMs são inseridos na estrutura da sociedade brasileira. Ver-se-á que, sem sombra de dúvida, se trata dos trabalhadores com a maior carga de obrigações e a menor parcela de direitos. Dos brasileiros com a maior carga horária de trabalho, comparados aos de qualquer outra atividade ou instituição. Senão vejamos.
Ao trabalhador brasileiro em geral são impostos deveres e reconhecidos direitos, tais como, dentre outros: jornada máxima de 44 horas semanais, hora extra, repouso semanal remunerado, férias anuais, direito de greve etc.; ao servidor público em geral são também garantidos os mesmos direitos, mas seus deveres vão além, como, por exemplo, a proibição de intermediar interesses, de participar de firmas que contratem com o governo, de manifestar-se publicamente sobre assuntos do serviço sem autorização etc.; ao servidor público policial civil são impostas restrições maiores, expressas em estatuto e em regulamento disciplinar próprios, tornando-o passível até mesmo de prisão administrativa. No caso do servidor público PM, ademais de se somarem todos esses deveres e vedações, paira sobre a sua cabeça, na condição “especial” de militar, atribuída a ele pela Constituição, a espada de Dâmocles do regulamento disciplinar e do Código Penal Militar, que o obrigam a estar à disposição da Corporação, sem direito de reclamar, durante as 24 horas do dia, os 365 dias do ano, proibido inclusive de executar, mesmo nas horas de folga, alguma atividade para complementar a renda familiar. Hora extra? Repouso semanal? Direito de greve, de sindicato? Nem pensar… Em suma, o PM é submetido a uma espécie de capitis deminutio maxima (perda total da cidadania): não desfruta os direitos do trabalhador comum, nem os do servidor público em geral, nem os do policial civil.
Curiosamente, nada disso sensibiliza os detratores da PM, que só se interessam pelos erros e desvios de conduta. Em vez de o risco de morte e as limitações de cidadania assegurarem aos PMs compensação pecuniária ou alguma prerrogativa – como era de se esperar –, acarretam-lhe, ao contrário, menosprezo e as conhecidas desqualificações. De nada adianta falar nas centenas de milhares de ações corretas e meritórias. Ora, que tipo de segurança pode oferecer à população alguém que sai para trabalhar inseguro, e revoltado com a forma preconceituosa como é tratado, sem saber se vai voltar para casa ao fim do dia? Alguém cuja retribuição salarial é insuficiente sequer para habitar com a família em condições condignas, e sem ver atendidas as necessidades básicas dos filhos? Alguém sob permanente tensão que, em relação à população como um todo, é muito mais vulnerável a doenças ocupacionais como o estresse, a hipertensão, distúrbios neurológicos, depressão etc., que podem levá-lo ao alcoolismo e, no limite, ao suicídio, como frequentemente ocorre?
O que causa espanto é como os PMs, inobstante tanta desvalorização, não esmorecem, parecendo não se darem conta de que foram erigidos pelo próprio “sistema” a bodes expiatórios da sociedade! E que assumam como unicamente sua uma “guerra” que não foi inventada por eles! Guerra inútil, insana (ou de propósitos inconfessáveis…). Como podem seguir iludidos, sem refletir sobre o fato de serem usados como peças descartáveis de uma engrenagem que mal conhecem?
Em benefício de todos, é indeclinável a necessidade de que os policiais-militares tenham o seu status social elevado, o que dependerá tanto da determinação dos mesmos em repensar a Instituição (e de fugir ao papel subalterno a que se têm submetido de forma passiva) quanto da compreensão da sociedade de que isto é do seu próprio interesse. Numa democracia de fato, os policiais são a primeira linha de defesa dos direitos humanos (sic). De todos, incluídos os seus.
Postado por Epalmeida às 07:18
Para ellenfof@hotmail.com
Bom dia amigos , repassando últimas notícias que li
"Se cada um for invencível, não haverá problemas sem solução. Quando tivermos este espírito, o nosso potencial aumentará ainda mais e nenhum objetivo ficará sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução, todos os sofrimentos serão transformados em felicidade." (Daisaku Ikeda). PRÓXIMO PASSO: AGRUPEM! TODOS NA ALERJ! IMEDIATAMENTE! LEVANTEM O ACAMPAMENTO PELA DIGNIDADE DO BOMBEIRO MILITAR! ANISTIA AOS 439 PRESOS! DENUNCIEM: VIVEMOS SOB UM REGIME DITATORIAL NO RJ!
sábado, 4 de junho de 2011
O CBMERJ PAROU, SE INFORME! DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! O MOVIMENTO NÃO PAROU E NEM VAI PARAR! NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS! MATARAM A FILHA DE UM BOMBEIRO, A ESPOSA DELE ABORTOU. A MÃE DE UM BM AO SABER QUE ELE ESTAVA PRESO FALECEU...
ATENÇÃO, TODOS, TODOS, TODOS QUE SE CONSIDERAM BOMBEIROS MILITARES!
O CBMERJ PAROU! TODOS SERVIÇOS PARARAM,
SÓ AS AMBULÂNCIAS NAS RUAS! ATENÇÃO BOMBEIROS, POLICIAIS, FAMILIARES E AMIGOS: DIRIJAM-SE IMEDIATAMENTE PARA ALERJ!
DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! DIVERSOS QUARTÉIS DA CAPITAL E DO INTERIOR JÁ SE ENCONTRAM PARALISADOS, ATÉ NOSSOS COMPANHEIROS SEREM ANISTIADOS!
O LEÃO INDOMÁVEL ACORDOU DO SONHO, E NÃO PARA DE RUGIR, E NÃO VAI PARAR TÃO CEDO!/
A POPULAÇÃO ESTÁ CONVOCADA, DEVEM ESTENDER CAMISAS, LENÇÓIS, PANOS VERMELHOS NAS JANELAS DE SUAS CASAS!
SÓ AS AMBULÂNCIAS NAS RUAS! ATENÇÃO BOMBEIROS, POLICIAIS, FAMILIARES E AMIGOS: DIRIJAM-SE IMEDIATAMENTE PARA ALERJ!
DOMINGO 9H TODOS NA ALERJ! DIVERSOS QUARTÉIS DA CAPITAL E DO INTERIOR JÁ SE ENCONTRAM PARALISADOS, ATÉ NOSSOS COMPANHEIROS SEREM ANISTIADOS!
O LEÃO INDOMÁVEL ACORDOU DO SONHO, E NÃO PARA DE RUGIR, E NÃO VAI PARAR TÃO CEDO!/
A POPULAÇÃO ESTÁ CONVOCADA, DEVEM ESTENDER CAMISAS, LENÇÓIS, PANOS VERMELHOS NAS JANELAS DE SUAS CASAS!
Estamos e continuaremos aqui acampados te aguardando! |
NÃO SE ACOVARDEM, A HORA É ESSA! QUEM É É, QUEM NÃO É NÃO SE MISTURA! QUEM NÃO ESTIVER JUNTO (JÁ QUE JUNTOS SOMOS FORTES), NÃO É, NEM NUNCA FOI BOMBEIRO... AGORA É A HORA DE UM SALVAMENTO DE VERDADE!
CORRIGINDO A FALA INFELIZ DO EXMO. SR. GOVERNADO SÉRGIO CABRAL FILHO, QUE INFORMOU QUE DENTRO DO CRONOGRAMA GANHAREMOS NO FINAL DO ANO O PISO DE R$ 2.000,00 , ELE ESQUECEU DE DIZER QUE ANO... O ANO É 2014... E QUANDO CHEGAR LÁ, ESTAREMOS GANHANDO 1/3 DO QUE É PAGO EM SERGIPE HOJE... VERGONHOSO!
LIGUEM PARA TODOS OS QUARTÉIS E AVISEM: TELEFONES, CLIQUE AQUI!
INDEPENDENTE DE SIGLAS, TODAS AS REPRESENTAÇÕES DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, MOVIMENTO ESTUDANTIL (UNE, UBES, AMES, DCE'S, GRÊMIOS...), SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, TODOS REPRESENTANTES DE CLASSES COM HISTÓRIA DE LUTA NAS RUAS DO CENTRO DO RIO, DEVEM COMPARECER IMPRERIVELMETE AO SINDISPREV, SEGUNDA FEIRA, ÀS 17H. RUA JOAQUIM SILVA, LAPA. ABAIXO A DITADURA! REPASSEM A MENSAGEM!
OS BOMBEIROS MILITARES QUE FORAM PRESOS ATÉ AGORA NÃO RECEBERAM NENHUMA ALIMENTAÇÃO, SÓ ÁGUA, NÃO TEM CAMA PARA NINGUÉM (SÓ O CHÃO DURO E FRIO), NEM SEQUER BANHO PODEM TOMAR, NEM BANHEIRO EM CONDIÇÕES DE USO, NEM COBERTOR. ANISTIA GERAL, ONU, DIREITOS HUMANOS... COBREM DELES! BANDIDOS NÃO SÃO TRATADOS ASSIM, MORADORES DE RUA ATÉ GANHAM SOPA, ANIMAIS DE RUA RECEBEM COMIDA... E NÓS? SALVAMOS VIDAS, E DESSA VEZ ESTAMOS TENTANDO SALVAR AS NOSSAS!
A Convenção de Genebra Relativa ao Tratamento dos Prisioneiros de Guerra de 12 de Agosto de 1949, diz que:
"A Potência detentora fornecerá aos prisioneiros de guerra evacuados água potável e alimentação suficiente, assim como fatos e os cuidados médicos necessários;"
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
CONVOCAÇÃO GERALEM APOIO AOS 439 MILITARES PRESOS, QUE ESTÃO SENDO TRATADOS COMO BANDIDOS, E RESPOSTA AO SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL QUE INSISTE EM DIZER QUE A LUTA PELA NOSSA DIGNIDADE SALARIAL É FATO ISOLADO DE APENAS UM PEQUENO GRUPO, CONVOCAMOS A TODOS OS CHEFES DE FAMÍLIAS, BOMBEIROS MILITARES DE CORPO E ALMA QUE APARTIR DE HOJE, E ATÉ SEGUNDA ORDEM, PAREM TODO O SERVIÇO DO CBMERJ; TODO MESMO, MANTENDO APENAS OS ESSENCIAIS (AMBULÂNCIAS).
ESTE É O APELO DE SOCORRO QUE CLAMAMOS A TODOS.
CHEGA DE COVARDIAS! CHEGA DE DITADURA!
SOMOS CHEFES DE FAMÍLIA, HERÓIS E NÃO BANDIDOS. SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COM DIGNIDADE!
LEMBREM SEMPRE:
JUNTOS SOMOS FORTES!
NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS!
DEUS ESTÁ NO CONTROLE! OREM, OREM, OREM!
JUNTOS SOMOS FORTES!
NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS!
DEUS ESTÁ NO CONTROLE! OREM, OREM, OREM!
"Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."(ROMANOS 12, 14-21) JUNTOS SOMOS FORTES, mas com DEUS, com DEUS SOMOS IMBATÍVEIS, podem ter certeza absoluta disso!
SEJAM FORTES E CORAJOSOS, NÃO DEVEMOS TEMER O HOMEM. SÓ DEVEMOS TEMER A DEUS, E ELE ESTÁ NO CONTROLE.
O QUE HÁ DE ERRADO EM PEDIR DIGNIDADE?
SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:
01º - Brasília - R$ 4.129.73
02º - Sergipe – R$ 3.012.00
03º - Goiás – R$ 2.722.00
04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00
05º – São Paulo – R$ 2.170.00
06º – Paraná – R$ 2.128,00 1
07º - Amapá – R$ 2.070.00
08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00
09º - Maranhão– R$ 2.037.39
10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00
11º - Alagoas - R$ 1.818.56
12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00
13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14
14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00
15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00
16º - Tocantins – R$ 1.572.00
17º - Amazonas – R$ 1.546.00
18º - Ceará – R$ 1.529,00
19º - Roraima – R$ 1.526.91
20º - Piauí – R$ 1.372.00
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00
22º - Acre – R$ 1.299.81
23º - Paraíba – R$ 1.297.88
24º - Rondônia – R$ 1.251.00
25º - Pará – R$ 1.215,00
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00
27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)
O RIO DE JANEIRO É O ESTADO QUE MAIS RECEBE INVESTIMENTOS NO BRASIL, E O 2º QUE MAIS ARRECADA IMPOSTOS. PRETENDE, REPETINDO, PRETENDE SEDEAR O ROCK IN RIO, OLÍMPIADAS MILITARES, COPA DO MUNDO (2014) E OLIMPÍADA (2016).
HÁ ALGO DE ERRADO E PODRE NO REINADO DO DITADOR,
EXMO. SR. GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL FILHO.
SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:
01º - Brasília - R$ 4.129.73
02º - Sergipe – R$ 3.012.00
03º - Goiás – R$ 2.722.00
04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00
05º – São Paulo – R$ 2.170.00
06º – Paraná – R$ 2.128,00 1
07º - Amapá – R$ 2.070.00
08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00
09º - Maranhão– R$ 2.037.39
10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00
11º - Alagoas - R$ 1.818.56
12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00
13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14
14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00
15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00
16º - Tocantins – R$ 1.572.00
17º - Amazonas – R$ 1.546.00
18º - Ceará – R$ 1.529,00
19º - Roraima – R$ 1.526.91
20º - Piauí – R$ 1.372.00
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00
22º - Acre – R$ 1.299.81
23º - Paraíba – R$ 1.297.88
24º - Rondônia – R$ 1.251.00
25º - Pará – R$ 1.215,00
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00
27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)
O RIO DE JANEIRO É O ESTADO QUE MAIS RECEBE INVESTIMENTOS NO BRASIL, E O 2º QUE MAIS ARRECADA IMPOSTOS. PRETENDE, REPETINDO, PRETENDE SEDEAR O ROCK IN RIO, OLÍMPIADAS MILITARES, COPA DO MUNDO (2014) E OLIMPÍADA (2016).
HÁ ALGO DE ERRADO E PODRE NO REINADO DO DITADOR,
EXMO. SR. GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL FILHO.
P.S.: Senadores Marcelo Crivella e Lindberg Farias, ficamos esperando os senhores aparecerem no dia 3 na ALERJ, como foi prometido, os senhores estão na falta. Ainda esperamos uma sinalização de apoio dos senhores, ainda mais agora. Será possível honrarem a palavra de vocês?
P.S.2: Atenção PMERJ, não estamos, nem nunca estaremos contra os senhores. SOMOS CORPORAÇÕES CO-IRMÃS e centenárias. Estamos lutando, por nós e por vocês, por lei melhorias para um, são melhorias para todos. Companheiros, ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE! Crianças ficaram intoxicadas, internadas, por conta das bombas... Uma mulher abortou, a mãe de um BM faleceu por receber a notícia da prisão. Viaturas no Quartel Central estão com marcas de bala de fuzil, cápsulas de fuzil foram encontradas por toda parte! E POR AÍ VAI...
P.S.3: Convocamos e aguardamos também o Reverendíssimo Senhor Arcebispo Dom Orani João Tempesta, ou qualquer outro representante da Arquidiocese, para presidir um ato ecumênico, que seria realizado dia 3 em frente da ALERJ. A Cúria (órgão da Igreja Católica) já nos tinha demonstrado apoio, mas infelizmente, não sabemos o motivo, não se fez presente ontem. Aguardamos alguma atitude. Afinal, SOMOS HERÓIS (reconhecidos mundialmente) e não bandidos.
P.S.2: Atenção PMERJ, não estamos, nem nunca estaremos contra os senhores. SOMOS CORPORAÇÕES CO-IRMÃS e centenárias. Estamos lutando, por nós e por vocês, por lei melhorias para um, são melhorias para todos. Companheiros, ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE! Crianças ficaram intoxicadas, internadas, por conta das bombas... Uma mulher abortou, a mãe de um BM faleceu por receber a notícia da prisão. Viaturas no Quartel Central estão com marcas de bala de fuzil, cápsulas de fuzil foram encontradas por toda parte! E POR AÍ VAI...
P.S.3: Convocamos e aguardamos também o Reverendíssimo Senhor Arcebispo Dom Orani João Tempesta, ou qualquer outro representante da Arquidiocese, para presidir um ato ecumênico, que seria realizado dia 3 em frente da ALERJ. A Cúria (órgão da Igreja Católica) já nos tinha demonstrado apoio, mas infelizmente, não sabemos o motivo, não se fez presente ontem. Aguardamos alguma atitude. Afinal, SOMOS HERÓIS (reconhecidos mundialmente) e não bandidos.
Se cada um for invencível, não haverá problemas sem solução. Quando tivermos este espírito, o nosso potencial aumentará ainda mais e nenhum objetivo ficará sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução, todos os sofrimentos serão transformados em felicidade. (Daisaku Ikeda).
SOMOS BOMBEIROS E EXIGIMOS RESPEITO!
- EXIGIMOS HORA-EXTRA para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS SOLDO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS RIOCARD para TODOS os Militares Estaduais (a PM já recebe... e o respeito ao BM, cadê?)!
- EXIGIMOS RESPEITO ao Art. 144 da Constituição Federal!
JUNTOS SOMOS FORTES!
DIGNIDADE: É atributo, qualidade da pessoa humana, tão importante que a Constituição brasileira elege, no inciso III do artigo 1º, como um dos fundamentos da República. Com isso, o Direito, isto é, o conjunto de normas que possibilitam certa organização da vida em sociedade, reconhece a dignidade do homem como valor imprescindível, que deve ser preservado e estimulado. A dignidade pode ser observada sob dois pontos de vista: subjetivo e objetivo. Do ponto de vista subjetivo, ela é o sentimento do homem sobre si mesmo, que lhe possibilita consciência sobre o existir no próprio espaço e em seu próprio tempo. Do ponto de vista objetivo, a dignidade é o respeito da comunidade pelo sujeito, a compreensão de seu valor intrínseco, com reconhecimento de suas características e peculiaridades. A dignidade está relacionada à autonomia do homem, à racionalidade de sua existência livre. No imperativo categórico, formulado pelo filósofo Immanuel Kant para dar sentido à ação humana, está implícita a dignidade, extraída da autodeterminação e do livre arbítrio. Encontra-se, em Kant, quando elaborado o imperativo categórigo relacionamento entre dignidade e comportamento ético. Kant afirmou:”Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza” E mais: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. E principalmente: “Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio” (esse, segundo Kant, é o imperativo prático). O imperativo categórico de Kant pressupõe liberdade e autonomia, pois o conhecimento e a sensação, do ser humano, de ser único, nada mais é que a dignidade, que permanece em um mundo permeado de valores relativos que se alternam e modificam no decorrer da História. O homem é, sempre, fim. Ao estabelecer o imperativo categórico, Kant assumiu que o valor positivo da pessoa estende-se a toda a comunidade. Por isso é categórico. Assim, a dignidade deixa de ser atributo individual e interno da pessoa para alcançar a comunidade, devendo ser, por ela, protegida. A todos interessa, portanto, proteger e garantir a dignidade de cada um. A dignidade é atributo fundamental para a estrutura social e normativa criada para conquista e preservação dos direitos humanos. Está no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948): “CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo...”. A dignidadade, como atributo individual aplicado a todos os homens, categoricamente, como diria Kant, sustenta a liberdade em todos os seus aspectos e enfoques, conduzindo a comunidade à concretização do direito à saúde, à educação, ao lazer e a tudo o que pode promover a felicidade e a justiça.
- EXIGIMOS SOLDO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO para TODOS os Bombeiros Militares!
- EXIGIMOS RIOCARD para TODOS os Militares Estaduais (a PM já recebe... e o respeito ao BM, cadê?)!
- EXIGIMOS RESPEITO ao Art. 144 da Constituição Federal!
JUNTOS SOMOS FORTES!
DIGNIDADE: É atributo, qualidade da pessoa humana, tão importante que a Constituição brasileira elege, no inciso III do artigo 1º, como um dos fundamentos da República. Com isso, o Direito, isto é, o conjunto de normas que possibilitam certa organização da vida em sociedade, reconhece a dignidade do homem como valor imprescindível, que deve ser preservado e estimulado. A dignidade pode ser observada sob dois pontos de vista: subjetivo e objetivo. Do ponto de vista subjetivo, ela é o sentimento do homem sobre si mesmo, que lhe possibilita consciência sobre o existir no próprio espaço e em seu próprio tempo. Do ponto de vista objetivo, a dignidade é o respeito da comunidade pelo sujeito, a compreensão de seu valor intrínseco, com reconhecimento de suas características e peculiaridades. A dignidade está relacionada à autonomia do homem, à racionalidade de sua existência livre. No imperativo categórico, formulado pelo filósofo Immanuel Kant para dar sentido à ação humana, está implícita a dignidade, extraída da autodeterminação e do livre arbítrio. Encontra-se, em Kant, quando elaborado o imperativo categórigo relacionamento entre dignidade e comportamento ético. Kant afirmou:”Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza” E mais: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. E principalmente: “Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio” (esse, segundo Kant, é o imperativo prático). O imperativo categórico de Kant pressupõe liberdade e autonomia, pois o conhecimento e a sensação, do ser humano, de ser único, nada mais é que a dignidade, que permanece em um mundo permeado de valores relativos que se alternam e modificam no decorrer da História. O homem é, sempre, fim. Ao estabelecer o imperativo categórico, Kant assumiu que o valor positivo da pessoa estende-se a toda a comunidade. Por isso é categórico. Assim, a dignidade deixa de ser atributo individual e interno da pessoa para alcançar a comunidade, devendo ser, por ela, protegida. A todos interessa, portanto, proteger e garantir a dignidade de cada um. A dignidade é atributo fundamental para a estrutura social e normativa criada para conquista e preservação dos direitos humanos. Está no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948): “CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo...”. A dignidadade, como atributo individual aplicado a todos os homens, categoricamente, como diria Kant, sustenta a liberdade em todos os seus aspectos e enfoques, conduzindo a comunidade à concretização do direito à saúde, à educação, ao lazer e a tudo o que pode promover a felicidade e a justiça.
Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.
domingo, 5 de junho de 2011
Batalhões e Companhias de Operações Especais: Tropa de Mercenários?
Imagem |
Ontem o Brasil ficou chocado com o confronto que aconteceu entre o Corpo de Bombeiros e o Bope (Batalhão de Operações Especais) no Rio de Janeiro; Por mais surpreendente que possa parecer, esta prática é uma estratégia comum dos Governos estaduais para conter alguma discordância da tropa com suas ordens, a exemplo do que aconteceu em Pernambuco (Greve de 2002) quando a CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga) quando esta Tropa TAMBÉM agiu em favor do Governo em revelia da tropa.
O Fato ocorrido foi uma ação dos Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que invadiram por volta das 6h10 deste sábado o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio, onde ao menos 500 bombeiros realizavam um protesto por melhores condições de trabalho e aumento salarial, segundo informações da Globo News. Os militares utilizaram bomba de efeito moral e de gás lacrimogêneo durante a ação. Ainda não há informações de feridos. A Desculpa: ..."os manifestantes serão presos por "invadir órgão público, agredir um coronel e desrespeitar o regulamento de conduta dos militares"... (Folha.com), - O que não poderia se falar de outra forma, pois a População precisa de JUSTIFICTIVAS para os EXCESSOS de um Governo Ditador.
Embora o mérito aqui não seja o heroísmo dos Bombeiros, nem a perícia do BOPE, mesmo assim, podemos ressaltar que o ato acontecido ontem arranhou a imagem de duas tropas que são consideradas referências de segurança pública, o que coloca mais ainda em cheque a atuação do Governo na preservação da imagem de seu efetivo policial/bombeiro;
Dois Heróis numa arena. Assim podemos resumir o que aconteceu ontem. Mercenarismo? É óbvio que houve! Não por parte dos Bombeiros, pois o Mercenário não solicita melhores salários, simplesmente cumpre sua missão por TROCADOS que lhe pagam para executarem seu serviço sujo;
Embora nunca nutrimos nenhuma antipatia pelo BOPE, pelo contrário, esta tropa tem sido um espelho da Polícia Brasileira, tanto para a população nacional quanto a internacional, refletindo que, embora o Polícia Brasileira Ganhe Mal, seja péssimamente equipada e seus policiais muitas vezes precisem morar em favelas, mesmo assim, é possível que o tino profissional fale mais alto e supere toda negligencia pública, governamental e midiática, fazendo assim existir PROFISSIONAIS de qualidade m meo a corrupção;
Não estamos mudando de discurso! Reconhecemos o valor do BOPE, CIOE, CIOSAC, GOE e outras tropas Especiais que existem no País, entretanto, estamos afirmando que, quando estas tropas e companhias voltam-se contra a Corporação, que muitas vezes as reevindicações feitas, beneficiam diretamente estes policiais que SÃO PAGOS para defender o Governo da Polícia.
São Mercenários? se existe outro nome para isto, gostaria que alguém sugerisse! Agiram, e Agirão como, todas as vezes que, em troca da GRATIFICAÇÃO que recebem para serem ESPECIAIS, se colacarem contra os COMPANHEIROS, Pois isto diferencia um soldado de um mercenário! Um trabalha por um Salário, o outro trabalha por um CALA-TE BOCA!
Vergonha! O Estado manter Mercenários para servir de repressão para a tropa que compõe a segurança Pública e a Defesa Civil do Estado! Vergonha! os Policiais Militares do Batlhão de CHOQUE se oporem a uma manifestação pacífica e agir como agem com manifestantes sem causa, desconsiderando que os Bombeiros atuam em harmonia com as atribuições dos Policiais Militares, que também SÃO POLICIAIS, e que atuam para salvar a vida de seus familiares ou até a do Policial que lhe reprimiu.
APLAUSOS para a perícia dos Policiais do BOPE, por terem agido em conformidade com a imposição do governo sobre sua atuação, que os constituem neste smomentos como MERCENÁRIOS, TROPA PAGA PARA FAZEREM O QUE O CHEFINHO MANDOU! sem considerar Companheirosmo, Paridade e Ombridade, trocando valores éticos por algumas notas há mais, que não paga nem o suor que excretam para assaltarem a esperança de seus algoses, e trair seus admiradores, criando uma esfera de dúvidas e desconfiança sobre o quanto podemos confiar nesta tropa, que TRABALHA COM A GRATIFICAÇÃO, e não NÃSO COM A CORPORAÇÃO.
Assista os Vídeos:
05 Junho 2011
Bombeiros presos protestam também dentro de sala da Corregedoria da PM
'Tive que correr como se fosse bandido', diz sargento preso neste sábado (4).
Outro diz que cápsulas de fuzil em ação do Bope não são de manifestantes.
Aluizio Freire Do G1 RJ
Sargento Monteiro é um dos bombeiros presos após invasão de quartel central no Rio (Foto: Aluizio Freire/G1) |
Pelo menos 30 bombeiros que estão sendo ouvidos em uma das salas da Corregedoria da da Polícia Militar, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, continuam a protestar contra a maneira como estão sendo tratados desde que foram presos na manhã deste sábado (4).
"Passei minha vida toda salvando vidas e agora estou me sentindo como se fosse um bandido. Estamos há mais de dez horas sem comer", disse o sargento Monteiro ao G1, pelas grades da janela da sala. "Minha mulher está grávida, aí fora, nervosa, preocupada comigo. É meu primeiro filho e ela está numa gravidez de risco", afirmou.
"Encontramos cápsulas de fuzil [no Quartel Central dos Bombeiros, após a invasão do Bope]. Bombeiro não usa esse tipo de arma", acrescentou o bombeiro preso, mostrando uma cápsula de fuzil.
Outro que protestou foi o sargento Félix. "Ficamos encurralados pelos ataques do Bope e do Batalhão de Choque. Tive que correr como se fosse um bandido. Muitas crianças chegaram a ficar sufocadas", disse, também por entre as grades do prédio da Corregedoria da PM.
Mais cedo, o corregedor da Polícia Militar, coronel Ronaldo Menezes, negou maus-tratos aos manifestantes presos, afirmando que os bombeiros estão sendo atendidos com tratamento digno e não estão mais em ônibus e, sim, em salas.
Transferência até domingo
Os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.
Os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.
“Em uma reunião com a Corregedoria dos Bombeiros e da Polícia Militar nesta tarde houve consenso que eles (os presos) serão transferidos para Jurujuba. Alguns ficarão na Corregedoria, mas ainda não sei quantos. Ainda estamos lavrando os autos de prisão em flagrante de todos eles”, disse o promotor ao G1.
Por volta das 18h30 deste sábado (4), três carros do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegaram à Corregedoria da Polícia Militar, em São Gonçalo, na região metropolitana, para onde os manifestantes foram levados. A tropa do Bope fará a escolta dos bombeiros no deslocamento aos quartéis onde eles ficarão detidos provisoriamente.
Presos responderão por três crimes
Conforme o promotor, todos os 439 bombeiros presos durante a madrugada após a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, irão responder por três crimes: motim, dano e impedimento ao socorro. Pelo Código Penal Militar, diz o promotor, a pena prevista para o crime de motim é de 4 a 8 anos de prisão. Pelos danos causados no Quartel General durante o protesto, os bombeiros poderão ser condenados ainda a penas de 1 a 6 anos pelo crime de dano. Pelo crime de impedimento ao socorro é prevista a pena de mais 3 a 6 anos de prisão.
“Todos os presos dentro do quartel também estão sendo enquadrados no crime de impedimento ao socorro porque impediram que viaturas e homens deixassem a unidade para cumprir missões e atender ocorrências”, diz o promotor. Líderes do protesto poderão ter a pena aumentada por incitação ao motim, segundo ele.
Os autos de flagrante dos bombeiros presos serão remetidos à Justiça Militar em até 20 dias. Segundo o promotor, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e “muito provavelmente” o Ministério Público irá oferecer denúncia contra os presos.
“Até o momento, não recebemos nenhum pedido de liberdade deles. O MP não tem nada contra manifestação e reivindicação por melhores condições de trabalho, mas devem ser feitas de forma pacífica”, diz o promotor.
Conforme o promotor, todos os 439 bombeiros presos durante a madrugada após a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, irão responder por três crimes: motim, dano e impedimento ao socorro. Pelo Código Penal Militar, diz o promotor, a pena prevista para o crime de motim é de 4 a 8 anos de prisão. Pelos danos causados no Quartel General durante o protesto, os bombeiros poderão ser condenados ainda a penas de 1 a 6 anos pelo crime de dano. Pelo crime de impedimento ao socorro é prevista a pena de mais 3 a 6 anos de prisão.
“Todos os presos dentro do quartel também estão sendo enquadrados no crime de impedimento ao socorro porque impediram que viaturas e homens deixassem a unidade para cumprir missões e atender ocorrências”, diz o promotor. Líderes do protesto poderão ter a pena aumentada por incitação ao motim, segundo ele.
Os autos de flagrante dos bombeiros presos serão remetidos à Justiça Militar em até 20 dias. Segundo o promotor, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e “muito provavelmente” o Ministério Público irá oferecer denúncia contra os presos.
“Até o momento, não recebemos nenhum pedido de liberdade deles. O MP não tem nada contra manifestação e reivindicação por melhores condições de trabalho, mas devem ser feitas de forma pacífica”, diz o promotor.
Entre os presos há oficiais e praças. Ainda não foi divulgado quais unidades eles integram, mas "são de todo o estado", segundo Cunha.
Coronel feridoO comandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), coronel Waldyr Soares Filho, afirmou na tarde deste sábado (4) que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, poderia ser considerado um motim.
Coronel feridoO comandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), coronel Waldyr Soares Filho, afirmou na tarde deste sábado (4) que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, poderia ser considerado um motim.
Comandante do BPChoque sofreu fratura no pulso
esquerdo e luxação no joelho (Foto: Alba Valéria
Mendonça/G1)
esquerdo e luxação no joelho (Foto: Alba Valéria
Mendonça/G1)
Com o pulso esquerdo fraturado e uma luxação no joelho esquerdo, em consequência da invasão do quartel dos bombeiros, o comandante acompanhou o trabalho de qualificação dos bombeiros presos na Corregedoria da PM. À paisana, ele contou como tudo aconteceu.
"Fui empurrado por um dos líderes da invasão. Como era a autoridade de patente mais alta no quartel naquele momento, fui dar voz de prisão a ele. Ele me empurrou, eu tentei agarrá-lo. Ele se desvencilhou de mim, enquanto eu torcia o joelho. Logo depois, ele me empurrou de novo numa escada e, ao cair, quebrei o pulso esquerdo", contou o comandante.
O coronel Waldyr Soares Filho deverá ficar engessado por pelo menos uma semana, até que sejam feitos novos exames para que se constate se houve ou não rompimento de ligamentos.
LI NO VIDA NA CASERNA
5 de junho de 2011
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DOS PMs
Este pequeno texto objetiva trazer à baila o problema da negação de direitos aos policiais-militares. A análise é confinada aos conceitos de direitos humanos e de cidadania, os quais, embora intimamente relacionados, não possuem o mesmo significado, como se sabe. Inobstante este fato, cumpre aclarar a distinção entre ambos, a fim de mostrar a forma diferenciada como afetam o dia-a-dia desses profissionais.
Os direitos humanos são inerentes a todos os seres enquanto tais, independentemente do lugar do mundo em que tenham nascido e de noções como condição social, fenótipo, origem etc. Assim, por exemplo, são iguais, como humanos, a mulher e o homem, o milionário e o mendigo, o juiz e o ladrão, o general e o soldado. Nenhum deles pode ser submetido a tortura, física ou mental, nem exposto ao escárnio público. São direitos universais indisponíveis, pois pairam acima das idéias de soberania nacional, pátria etc., mesmo em regimes ditatoriais.
Já a cidadania refere-se à condição em que os grupos humanos são inseridos numa sociedade nacional específica, à luz do ordenamento jurídico, resumido no brocardo “Igualdade perante a lei”. Tem a ver com direitos e deveres e com a cultura local. Exemplificando. Não faz tanto tempo que a Constituição da República vedava às praças de pré, às mulheres e aos analfabetos o direito de votar e ser votado. Ao brasileiro de 16 anos é garantido hoje o direito ao voto, porém só os maiores de 18 são considerados adultos pela lei penal. Ainda: em certos países, a cidadania do homem inclui o direito de possuir duas ou mais esposas, o que, em outros, como o Brasil, é crime.
Vê-se, portanto, que, num caso, estamos falando do ideal da igualdade absoluta, tendo como referência a própria condição humana; no outro, de igualdade “regulada” pelo Estado, referida ao aparato legislativo, do qual, não raro, promanam disposições que afrontam os direitos humanos.
No caso dos PMs, a distinção praticamente se neutraliza, de vez que é notória a indiferença da sociedade tanto para com a crescente quantidade de mortos, incapacitados e expostos a riscos desnecessários (direitos humanos) quanto para com os seus aviltantes salários, condições de trabalho e parcos direitos sociais (cidadania).
No que tange aos seus direitos humanos, tendo em vista que o Estado, em qualquer sociedade, é o seu principal violador; e que os policiais (em especial os PMs) são os agentes públicos mais visíveis, resulta difícil chamar a atenção da população para o fato de que, na luta contra o crime, esses profissionais são muito mais vítimas do que vitimizadores. Vítimas não só dos bandidos, mas, sobretudo, dos orquestradores públicos e privados da violência estatal. Estes, depois de atiçarem os PMs de modo a que se lancem na “guerra” como camicases urbanos, voltam-lhes as costas quando, aos olhos da mídia, algo sai errado. Aí, para salvar a própria pele, esgueiram-se ardilosamente pelos desvãos da irresponsabilidade, sem se inibirem de engrossar o coro dos que execram publicamente os policiais azarados. Pior: não se pejam de pegar carona nos enterros de PMs para, fingindo solidariedade à família e ao falecido – feito “herói-morto” –, aproveitar a ocasião para reforçar o seu proselitismo.
Em se tratando especificamente da sua cidadania, bastará um ligeiro exame da Constituição e da legislação específica para situar a condição em que os PMs são inseridos na estrutura da sociedade brasileira. Ver-se-á que, sem sombra de dúvida, se trata dos trabalhadores com a maior carga de obrigações e a menor parcela de direitos. Dos brasileiros com a maior carga horária de trabalho, comparados aos de qualquer outra atividade ou instituição. Senão vejamos.
Ao trabalhador brasileiro em geral são impostos deveres e reconhecidos direitos, tais como, dentre outros: jornada máxima de 44 horas semanais, hora extra, repouso semanal remunerado, férias anuais, direito de greve etc.; ao servidor público em geral são também garantidos os mesmos direitos, mas seus deveres vão além, como, por exemplo, a proibição de intermediar interesses, de participar de firmas que contratem com o governo, de manifestar-se publicamente sobre assuntos do serviço sem autorização etc.; ao servidor público policial civil são impostas restrições maiores, expressas em estatuto e em regulamento disciplinar próprios, tornando-o passível até mesmo de prisão administrativa. No caso do servidor público PM, ademais de se somarem todos esses deveres e vedações, paira sobre a sua cabeça, na condição “especial” de militar, atribuída a ele pela Constituição, a espada de Dâmocles do regulamento disciplinar e do Código Penal Militar, que o obrigam a estar à disposição da Corporação, sem direito de reclamar, durante as 24 horas do dia, os 365 dias do ano, proibido inclusive de executar, mesmo nas horas de folga, alguma atividade para complementar a renda familiar. Hora extra? Repouso semanal? Direito de greve, de sindicato? Nem pensar… Em suma, o PM é submetido a uma espécie de capitis deminutio maxima (perda total da cidadania): não desfruta os direitos do trabalhador comum, nem os do servidor público em geral, nem os do policial civil.
Curiosamente, nada disso sensibiliza os detratores da PM, que só se interessam pelos erros e desvios de conduta. Em vez de o risco de morte e as limitações de cidadania assegurarem aos PMs compensação pecuniária ou alguma prerrogativa – como era de se esperar –, acarretam-lhe, ao contrário, menosprezo e as conhecidas desqualificações. De nada adianta falar nas centenas de milhares de ações corretas e meritórias. Ora, que tipo de segurança pode oferecer à população alguém que sai para trabalhar inseguro, e revoltado com a forma preconceituosa como é tratado, sem saber se vai voltar para casa ao fim do dia? Alguém cuja retribuição salarial é insuficiente sequer para habitar com a família em condições condignas, e sem ver atendidas as necessidades básicas dos filhos? Alguém sob permanente tensão que, em relação à população como um todo, é muito mais vulnerável a doenças ocupacionais como o estresse, a hipertensão, distúrbios neurológicos, depressão etc., que podem levá-lo ao alcoolismo e, no limite, ao suicídio, como frequentemente ocorre?
O que causa espanto é como os PMs, inobstante tanta desvalorização, não esmorecem, parecendo não se darem conta de que foram erigidos pelo próprio “sistema” a bodes expiatórios da sociedade! E que assumam como unicamente sua uma “guerra” que não foi inventada por eles! Guerra inútil, insana (ou de propósitos inconfessáveis…). Como podem seguir iludidos, sem refletir sobre o fato de serem usados como peças descartáveis de uma engrenagem que mal conhecem?
Em benefício de todos, é indeclinável a necessidade de que os policiais-militares tenham o seu status social elevado, o que dependerá tanto da determinação dos mesmos em repensar a Instituição (e de fugir ao papel subalterno a que se têm submetido de forma passiva) quanto da compreensão da sociedade de que isto é do seu próprio interesse. Numa democracia de fato, os policiais são a primeira linha de defesa dos direitos humanos (sic). De todos, incluídos os seus.
Postado por Epalmeida às 07:18
Nenhum comentário:
Postar um comentário