Câmara alcança 5 milhões de atendimentos por telefone e e-mail
Cidadãos entraram em contato para se manifestar, principalmente, sobre projetos que preveem o fim da assinatura básica de telefone, a extinção do fator previdenciário e a criação de piso salarial para policiais e bombeiros.
Os serviços de atendimento prestados pela Câmara aos cidadãos superaram, no mês de agosto, 5 milhões de consultas. Desde que foi criado, em 1998, o serviço formado pelo 0800 e pelo Fale Conosco (e-mail institucional) somou 5.124.310 atendimentos relacionados a diversos setores da Câmara.
A maioria desses atendimentos foi catalogada como manifestações espontâneas da população sobre propostas em tramitação; informações sobre a atividade parlamentar e atividade institucional da Casa; mensagens destinadas aos parlamentares e aos órgãos administrativos da Câmara; e sugestões, denúncias, críticas, elogios e reclamações.
Para registrar o resultado, a Câmara elaborou um relatório que apresenta dados estatísticos referentes à evolução do atendimento, média anual, mensal e diária, perfil dos usuários, ranking das proposições de maior repercussão social e a classificação das mensagens recebidas.
Segundo o documento, o assunto que lidera (com grande folga) o atendimento à população é o Projeto de Lei 5476/01, que acaba com a assinatura básica na telefonia fixa. Com mais de 2,1 milhões de consultas, o projeto mereceu um atendimento eletrônico exclusivo, no 0800, para os interessados no tema. A proposta foi apresentada pelo ex-deputado Marcelo Teixeira (CE) e aguarda a criação de comissão especial para analisá-la.
A segunda proposição de maior destaque no atendimento é o Projeto de Lei 3299/08, do senador Paulo Paim (PT-RS), que extingue o fator previdenciário nos benefícios da Previdência Social, e motivou 40,2 mil contatos com os canais abertos da Câmara. A proposta está pronta para ser votada pelo Plenário.
Já a PEC 300/08, do deputado Arnaldo Faria Sá (PTB-SP), cria um piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares e está em terceiro lugar na lista de atendimentos, com 38 mil consultas, entre telefonemas e e-mails. A PEC já foi aprovada uma vez pela Câmara e aguarda votação em segundo turno antes de ser analisada pelo Senado.
Usuários
A análise do perfil dos usuários demonstra que a maioria das pessoas que procura os serviços de comunicação da Câmara é da Região Sudeste (56%), mulher (53%), tem entre 31 e 50 anos (57%) e escolaridade superior (50%).
Um dos usuários recentes dos serviços de atendimento foi o economista Luiz Fernando Nascimento. Ele ligou para o 0800 nesta quinta-feira (1º) para obter informações sobre o Projeto de Lei Complementar 87/11, do Executivo, que reajusta em 50% as tabelas de enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional (ou Supersimples).
A proposta foi aprovada na última quarta-feira (31) e será enviada para o Senado. “Fui bem atendido e consegui acessar a íntegra do projeto, que era o que eu precisava”, declarou Nascimento.
O empresário Jaci Dias Pereira também utilizou o serviço 0800 nesta quinta para obter informações relativas aos participantes de um programa da TV Câmara. “Ouvi falarem da possibilidade de a Câmara se tornar neutra na emissão de carbono e eu procurei o serviço para dar uma sugestão”, disse.
Analisando a evolução dos serviços ano a ano, percebe-se um grande aumento nas consultas no ano de 2004, que chegaram a 505,5 mil contra 82,9 mil registradas em 2003. O principal motivo desse salto foi a instalação das unidades de resposta audível, um sistema eletrônico comum em serviços de atendimento telefônico que não tem interferência humana.
Íntegra da proposta:
Edição – Daniella Cronemberger
Nenhum comentário:
Postar um comentário