ESTE BLOG É DEDICADO A TODOS OS POLICIAIS MILIARES, CIVIS E BOMBEIROS QUE LUTAM POR DIGNIDADE!

2 de agosto de 2011

Governo do Rio cede a pressão de bombeiros e garante vale-transporte para categoria










O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) assinou nesta terça-feira (2) um convênio com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor) para garantir à corporação direito ao vale-transporte (RioCard).

Segundo o governo estadual, 11.975 militares receberão cartões magnéticos contendo carga mensal de R$ 100 cada. O benefício estará disponível para uso daqui a um mês.

Para ter direito ao vale-transporte, os bombeiros devem atender determinados pré-requisitos que não foram especificados pela Secretaria de Defesa Civil. O CBMERJ possui atualmente cerca de 17 mil militares na ativa.

O acordo firmado entre o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, e a entidade que reúne as empresas de transporte de passageiros valerá inicialmente até agosto do ano que vem. No entanto, há uma cláusula no contrato que determina a possibilidade de renovação por mais 12 meses.

"Esta é uma meta importante que conseguimos atingir, graças à sensibilidade do governador Sérgio Cabral, que aceitou todas as nossas argumentações. O governador mobilizou a Secretaria de Planejamento e Gestão e liberou recursos do Tesouro. De uma maneira muito ágil, conseguimos o entendimento com a Fetranspor para, em um curto prazo, levar este benefício, que é muito importante para a tropa", afirmou Simões.

O governo do Estado utilizará os recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), isto é, da taxa de incêndio paga pela população, para subsidiar as empresas da Fetranspor e viabilizar a medida.

A concessão de vale-transporte era apenas uma das exigências do movimento dos bombeiros, que também brigam por reajuste do piso salarial (R$ 2.000 líquidos), fim das gratificações e melhores condições de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário